O maior foguete do mundo foi lançado, com sucesso, pelas 21h00 de quarta-feira, na zona da Afurada, em Gaia, cumprindo o principal objectivo: a entrada para o Guiness Book, o livro dos recordes. No entanto, o desalento inundou as cerca de cinco mil pessoas que não quiserem perder o espectáculo.

Da autoria do fabricante pirotécnico António Pontes, o foguete bateu recordes por ter uma cana de sete metros, um peso de 13,65 quilos e 33 motores propulsores (os comuns têm apenas um ou dois). Em declarações ao JPN, o presidende da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE), António Rodrigues, evidenciou que esta já era uma ideia antiga. “Desde o ano passado que estamos com a intenção de entrar para o Guinsess”, explicou.

O certificado do recorde foi entregue por Liz Smith, do Guinness World Records.”Nos últimos 15 dias estivemos a trabalhar bastante no foguete para que tudo desse certo esta noite. Estamos muito contentes”, ressalvou o presidente. Ele explica ainda, que por medidas de segurança, o artefato teve que ser lançado a uma longa distância.

Devido às medidas de segurança, o artefacto teve de ser lançado a uma longa distância, o que pode explicar a falta de impacto visual do foguete. Pedro Coelho, estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi um dos poucos que viu a explosão. “Tive sorte de estar a olhar para o céu no momento em que o foguete foi lançado. Ainda consegui filmar”, disse ao JPN.

Muitas outras pessoas não conseguiram assistir ao lançamento. “Cheguei cedo e fiquei à espera do foguete ser lançado, mas não vi nada. Fiquei um pouco triste com isso, pois queria muito ver”, diz Renata Medeiros, estudante da Faculdade de Desporto. O fogo de artifício que se seguiu ao lançamento do maior foguete do mundo acabou por agarrar mais os curiosos.

O espectáculo enquadra-se no XII Simpósio Internacional de Fogo de Artifício, que este ano se realiza na cidade do Porto até amanhã, sexta-feira. O congresso apresenta as “maiores tecnologias” e “novos produtos” com fortes ” medidas de segurança”, como salienta António Rodrigues. Hoje e amanhã, sexta-feira, há novamente fogo de artifício no Rio Douro às 21h30.