O Centro de Congressos da Quinta do Mourão em Coimbra acolheu ontem, terça-feira, a 4.ª edição da Gala do Desporto Universitário. Com o objetivo de reconhecer os que se destacaram no ano letivo 2010/2011, foram realizadas homenagens aos 16 medalhados em campeonatos europeus universitários nas modalidades de judo, andebol, voleibol, voleibol de praia, futsal, karaté, rugby 7s e remo, e destacados outros atletas como Nélson Évora e Sara Moreira, medalhados na 26.ª Universíada de Verão Shenzhen 2011.

O Troféu Universitário de Clubes foi entregue, pela primeira vez, à Universidade do Porto (UP) que conseguiu 2845 pontos. Em 2.º lugar ficou a Associação Académica de Coimbra (AAC) com 2225 e em 3.º a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) com 2059. O galardão de Prestígio foi entregue a Duarte Lopes, coordenador de Desporto da Universidade de Lisboa (UL).

Os prémios “Melhor do Ano” disputaram-se em cinco categorias e os grandes vencedores foram o treinador Gabriel Oliveira (andebol masculino), da Associação Académica da Universidade do Minho, os atletas Sara Moreira (atletismo), do Instituto Politécnico do Porto, e Alberto Paulo (atletismo) da Associação Académica da Universidade da Madeira, a equipa de futsal da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, e a equipa de andebol da AAUM.

Equipa de voleibol da AEFMUP quer repetir participação em campeonatos europeus

A equipa de voleibol da AEFMUP era uma das nomeadas da noite para melhor equipa feminina. Apesar de não conseguir levar para casa o galardão, o treinador Adriano Paço considera que as atletas o mereciam. “Com três ou quatro treinos por semana, exames e trabalhos, o empenho e dedicação demonstrados foram excelentes”, garante.

Amanda Rocha, estudante da FMUP e atleta da equipa que conquistou o título de campeã nacional universitário e a medalha de bronze nos campeonatos europeus, acredita que a nomeação da equipa já é “uma grande honra”. “Iniciativas como esta são de grande importância, pois distinguem o empenho e dedicação no desporto universitário ao longo do ano. É um incentivo à busca da excelência, o que na sociedade atual, infelizmente, acontece cada vez menos”, comenta.