Os “Papercutz”, os “You Can’t Win Charlie Brown” e os “Buraka Som Sistema” são as três bandas portuguesas presentes no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, nos EUA. O festival já dura há duas décadas, acolhe dezenas de bandas, artistas e profissionais da indústria discográfica e, em 2012, decorre entre 9 e 18 de março.

Os Papercutz, projeto do português Bruno Miguel e da nova-iorquina Melissa Varas são repetentes, pois já estiveram presentes em 2010, e sobem ao palco na sexta-feira.

As despesas para as bandas chegarem ao festival ficou por conta das próprias. Os You Can’t win Charlie Brown tiveram ajuda dos fãs nas despesas de deslocação. Para conseguirem dinheiro, a estratégia foi um concerto a 29 de fevereiro no Cinema São Jorge, em Lisboa, e doações no site da banda. Como recompensa, os fãs que ajudaram a financiar a viagem receberam um cartaz assinado pela banda, um mini EP ou um bilhete para o concerto.

Os Dead Combo também foram convidados para participar no festival, mas não marcam presença porque vão estar no Canadian Music Week, no Canadá, e as datas não eram compatíveis.

Esta não é, de resto, a primeira vez que Portugal marca presença no festival. Pelo SXSW já passaram nomes como David Fonseca, Rita Redshoes ou Clã. O SXSW também é marcado pela tecnologia. A edição de 2012, aliás, vai ficar marcada pela utilização de 13 sem-abrigo como antenas wi-fi, ideia que está a causar alguma polémica.