A cidade da Maia é palco, pelo vigésimo ano consecutivo, da “Taça Internacional Maia Jovem”. O torneio decorre entre 16 e 24 de março e prima por reunir os melhores jovens, de todo o mundo, até aos 14 anos. Calcula-se que sejam cerca de cinco mil as pessoas que visitarão o Complexo de Ténis da Maia, ao longo da semana.

Quanto a expectativas, Wilson Costa, gestor do complexo e um dos diretores do torneio, salienta que “são sempre altas”, uma vez que este é considerado em Portugal “o segundo melhor torneio, atrás do Estoril Open. Para além disso, a nível de sub-14, é visto “como um dos terceiros melhores do mundo, atrás do Les Petit Ás e do Orange Bowl, em Miami”.

Apesar da conjuntura atual, o diretor rejeita que esta tenha sido o Maia Jovem mais difícil de realizar, por parte da Câmara da Maia. “Cada ano é diferente, portanto não poderei dizer que este foi o mais difícil porque ainda nem se iniciou, mas há sempre um grau de dificuldade e exigências muito grande”, refere.

A edição deste ano conta com a participação de 300 atletas provenientes de 30 países. No quadro masculino, destacam-se Samuele Ramazzotti, de Itália, Kaya Gore, da Turquia, e Alexei Popyrin, da Austrália, números 3, 7 e 8 do TennisEurope. No quadro feminino, o maior destaque vai para o contingente russo composto por Amina Anshba, Anna Ureke e Eugeniya Levashova, números 2, 3 e 4 da Europa.