De acordo com a Agência Lusa, o relatório “Estado da Educação 2012 – Autonomia e Descentralização”, dado a conhecer esta quarta-feira, reflete a melhoria na “prevenção do abandono escolar”. No período que decorreu entre os anos de 2000 e 2011, o ensino pré-escolar permitiu o acesso a mais crianças, pelo que se verificou um aumento de alunos do sexo masculino no primeiro ciclo.

As avaliações internacionais revelaram uma melhoria de resultados nas áreas de leitura, matemática e ciências, aponta Ana Maria Bettencourt, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além disso, num ranking de 50 países, os alunos do 4.º ano de escolaridade conquistaram o 14.º lugar na prova de matemática. Para trás ficaram países como a Alemanha, a Suécia e a Noruega.

Os portugueses ficaram em 13.º lugar nos exames realizados aos alunos do 4.º ano, conquistando a mesma pontuação da Alemanha, Holanda ou Suécia, e ultrapassando a França, Áustria ou Noruega.

O relatório

O relatório, assinado pelo CNE, aponta uma taxa de quase 100% referente a crianças e jovens – entre os 6 e os 16 anos – a frequentarem uma escola no ano letivo de 2010/11.”Entre os alunos de 16 anos, por exemplo, registou-se um aumento de 12 pontos percentuais em apenas uma década”, é afirmado em comunicado.

Em 2001, verificava-se que um em cada quatro estudantes desistiam da escola. Já em 2011, a percentagem apresentava um valor de 8,8% de jovens adolescentes de 17 anos desistentes. Para além do número de abandono escolar ser menor, o relatório demonstra que também o insucesso escolar atravessa um período de descréscimo.

A maior lacuna apresentada pelo relatório é o facto de muitos estudantes não frequentarem o respetivo ano de ensino. Isto é, no ano letivo de 2010/11, um em cada quatro alunos de 12 anos não frequentava o 3.º ciclo de estudos. Neste cenário, os rapazes estão em maioria, sendo que 55% das mulheres com a idade ideal frequentam o 12.º ano, enquanto que homens são somente 45%. Para além de que há um “considerável número de jovens” que, ao atingir a maioridade, abandona a escola sem ter terminado o ensino secundário.