“Clarity” é o novo método inventado por um grupo de cientistas da Universidade de Standford que torna o cérebro transparente através de um líquido – o hidrogel. Trata-se basicamente de água mantida por moléculas, o que lhe confere alguma solidez.

O novo processo preserva os químicos do cérebro, o que permite aos investigadores testá-lo mais do que uma vez. Este método destaca células específicas, fornecendo pistas para a atividade passada do cérebro. Para além disso, o Clarity pode ajudar a descobrir a origem de doenças mentais como a esquizofrenia, o autismo e depressões.

Para já, o método é aplicado apenas a ratos de laboratório

O hidrogel penetra no cérebro e forma uma substância que entra em contacto com a maior parte das moléculas, exceto os lípidos. Posteriormente, o cérebro é colocado numa solvência com sabão e é aplicada corrente elétrica, limpando os lípidos. Assim, o cérebro fica transparente.

No entanto, ainda há muito trabalho pela frente pois, até agora, o método foi apenas aplicado a ratos. O cérebro humano é maior e, como tal, tem mais lípidos. O estudo foi publicado na revista científica, Nature, onde Kwanghun Chung refere que o método funciona em todos os tecidos e pode ser usado para procurar outras estruturas, para além de células nervosas.