Chama-se “Tribo Circuit”, é a nova iniciativa da associação Terra na Boca, que se inspirou no “Quinto Império” de Fernando Pessoa para levar avante o projeto.

A ideia consiste em criar “uma rede circuito que pensa colectivamente e cria um sentimento comum de partilha”, gerando uma interação entre os vários participantes, independentemente da sua origem, explica o diretor artístico Luciano Amarelo, em declarações à Lusa. E, segundo o próprio, já há interessados de diversos continentes.

Estes podem ser conhecidos já este sábado, 11 de janeiro, quando será apresentada a página do projeto, no Museu Nacional Soares dos Reis. “Esta rede promove e divulga os seus aderentes – a Tribo, propriamente dita , e potencia o encontro e a circulação dos mesmos pela rede tribal aderente, através de regras e soluções comuns”, clarifica a organização, na página da iniciativa.

“De repente percebi que isto tinha a ver com o ‘Quinto Império’ que é um lado também engraçado”, acrescenta Luciano Amarelo. Fernando Pessoa considerava precisamente, na obra “Mensagem”, que “só Portugal tinha as condições de iniciar esse ‘Quinto Império’, mas [que] não se situava em Portugal”. “Sinto mesmo que esse ‘Quinto Império’ passa por este projeto”.

No entanto, para já, a ideia ainda funciona sem financiamento externo e vai ter de recorrer, nesta fase inicial, a contributos dos envolvidos.