Rui Moreira afirma que o “Porto resolve um problema antigo” com a introdução dos novos parcómetros, dado que o equipamento anterior era “obsoleto e muito frequentemente vandalizado”. A introdução destes equipamentos já está a ser efetuada, e a partir de 1 de março vai ser iniciada a fiscalização.
O presidente da Câmara considera que o acordo alcançado com a EPorto, empresa responsável pelo sistema de gestão de estacionamento, “é um bom negócio, não apenas financeiro, mas que visa também garantir a sustentabilidade da cidade”.
Rui Moreira indica ainda que há moradores a pedir a introdução deste sistema em diversas ruas do Porto, como Bessa Leite, Venezuela e Argentina. “O Porto está mais tecnológico”, acredita.
A EPorto, constituída pela Empark, Resopre e Dornier e vencedora do concurso internacional relativo ao estacionamento da cidade, criou a Telpark. A aplicação para telemóvel permite fazer o pagamento de forma mais eficiente: o utilizador introduz a matrícula no sistema e define o tempo previsto de estacionamento. No caso de querer prolongar esse tempo, o condutor pode fazê-lo pela aplicação, sem a necessidade de se deslocar ao veículo. O pagamento é feito através da associação de um cartão de crédito ou através do NetBanco.
A autarquia tem prevista a implementação deste sistema em 148 ruas e a substituição de mais de 350 máquinas, “100% solares, 98% recicláveis e fáceis de utilizar”, de acordo com Rui Paiva, membro do Conselho de Administração da EPorto.