Fã de música? Esta notícia é para si. Esta terça-feira, às 21h00, a aplicação Best Seat apresenta o seu primeiro concerto oficial. Quem inaugura a temporada é o músico português Agir. O bilhete é inteiramente gratuito, assim como o “download” da aplicação que promete ter concertos inéditos e um palco de grande interatividade entre o público e o artista.
O projeto é totalmente português e foi criado por Frederico Fernandes, Bartolomeu Costa Cabral, Tiago Magalhães e Luís Magalhães. Em entrevista ao JPN, Frederico Fernandes conta que a Best Seat é hoje uma versão bastante otimizada de um projeto que começou em 2011 para uma empresa de telecomunicação portuguesa. “Na altura colocaram-nos o desafio de criarmos uma ação que aumentasse a notoriedade e o ‘engagement’ da marca nas redes sociais”, começa por explicar um dos fundadores.
Mas a Best Seat viu mais além. “Percebemos rapidamente a potencialidade do projeto e desde 2012 estamos a apostar numa plataforma que consegue sustentar milhões de utilizadores, dando mais relevância e potencializando a relação bilateral que existe entre a audiência e o artista”, desenvolve Frederico Fernandes.
Nos últimos três anos a “startup” Front Seat, sediada em Cascais e responsável pela Best Seat Music começou a apostar no aprimoramento da tecnologia e na procura do parceiro ideal, de forma a conseguir ultrapassar fronteiras e ganhar o mercado internacional. “O concerto agora é em Portugal e com um artista português porque precisávamos de assumir esse desafio para conseguirmos passar para o passo seguinte, que é o de trabalhar com artistas internacionais de classe A”, esclarece um dos responsáveis pela aplicação.
Frederico Fernandes avança ainda que estão prestes a fechar uma parceria com uma editora reconhecida mundialmente, o que vai proporcionar o salto internacional. Quanto ao modelo de negócio, que oferece gratuitamente a aplicação ao público, está neste momento assente na premissa de conseguir marcas que patrocinem o conteúdo.
O responsável tem muitas expectativas para o primeiro concerto, com o músico Agir. Com previsão para durar cerca de uma hora e meia, pretende atingir “pelo menos 10% da taxa de audiência, relativamente ao número de fãs da página do artista no Facebook”.
“Além disso, fazer um espetáculo que deixará as pessoas rendidas a essa nova forma de expressar música”, salienta Frederico. Uma das inovações passa pela interação em direto do público com o artista e há diversas formas de o fazer. A audiência vai poder enviar “aplausos e amor, através de corações” e vão ter a oportunidade de mandar mensagens escritas, das quais algumas vão ser selecionadas para serem respondidas em direto.
“Temos ‘rankings’ para sabermos quem está a interagir mais. Se mais homens do que mulheres, se mais pessoas do Norte do que do Sul. No fim elegemos as três pessoas mais interativas que receberão prémios”, revela Frederico Fernandes. Outra das ferramentas interativas vai ser uma brincadeira com a foto do perfil do espetador e a do artista, como se tivessem tirado uma “selfie” ao vivo.
Os fãs de Agir ou simplesmente os que já são fãs do projeto, podem descarregar a aplicação para iOS e Android, nas lojas da Apple — App Store — e da Google — Play Store. Outra possibilidade é aceder à página da “web” da Best Seat, que está em contagem decrescente para o concerto desta terça-feira.
Artigo editado por Sara Gerivaz