Inspiradas pelos inúmeros casos de jovens que vivem com grandes dificuldades económicas, Mafalda Teixeira Bastos e Susana Prata, ambas psicólogas e portuenses, criaram a associação Stand4good com o objetivo de quebrar ciclos de exclusão social.

Segundo Mafalda, dado o contexto pandémico em que vivemos, o número de pedidos de ajuda não para de aumentar e, por isso, ela e a sua colega de profissão, não conseguiram ficar indiferentes, decidindo criar este projeto que foi lançado no dia 8 de outubro.

A Stand4good é uma instituição sem fins lucrativos, 100% privada, que com os apoios financeiros e pro bono de várias entidades parceiras, vai pagar as propinas a 20 estudantes da Universidade do Porto – aliada institucional do projeto. Estudantes que, apesar, de terem dificuldades económicas, não tiveram direito a bolsa de ação social.

Os 20 primeiros a serem excluídos da lista de bolsas, que cumpram também os critérios de elegibilidade definidos, serão os primeiros apoiados através do projeto-piloto homónimo da recém-criada organização, que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos.

Além disso, a Stand4good apoia os 20 jovens em mais duas vertentes: através do Mentor4good, que funciona como um projeto de mentoria e de acompanhamento,  tendo como principal parceiro nesta vertente a Argo Partners (uma empresa de gestão de talento); e através do Work4good que promove uma aproximação dos alunos apoiados ao mercado de trabalho, quer através do desenvolvimento das suas competências profissionais, quer através do contacto com algumas das empresas parceiras, com open days, estágios, entre outros. Assim, uma vez concluídos os estudos, os alunos estão melhor preparados para iniciar a sua vida profissional.

Ao JPN, Mafalda Teixeira Bastos mostrou-se muito agradecida a todos os parceiros da Stand4good, que rapidamente abraçaram o projeto: “É muito evidente para as empresas o quão importante é apoiar a educação, o que nos deixa muito esperançosos para um futuro com mais oportunidades para todos”, declara. Porém, a co-fundadora deste projeto-piloto admite que um dos principais desafios é, sem dúvida, a sustentabilidade do mesmo, pois, nem sempre é fácil conseguir as parcerias desejadas.

A responsável da Stand4good considera que temos de percorrer um longo caminho, ora na captação de alunos para o ensino superior, ora no combate ao abandono do ensino universitário, pois o número de portugueses formados ainda é muito baixo comparativamente com os objetivos da União Europeia, considerando, por isso, fundamental o apoio financeiro e pedagógico desta associação.

Conseguir aumentar o número de jovens apoiados dentro da Universidade do Porto e até estender o projeto a outras universidades do país, são ambições da equipa. Antes disso, será feita uma avaliação de impacto do programa

Além disso, Mafalda Teixeira Bastos contou ao JPN que acredita que existem muitos jovens que não ingressam no ensino superior por desconhecerem os fundos e apoios existentes e, por isso, a Stand4good pretende criar um projeto de sensibilização no ensino secundário, que dê aos jovens mais informação sobre programas desta natureza.

Artigo editado por Filipa Silva