Num confronto que quase fez esquecer a pobre exibição do FC Porto diante do Liverpool FC, na última partida para a Champions, a equipa de Sérgio Conceição venceu, esta terça-feira, o AC Milan (1-0). No jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões, o “mágico” colombiano, Luis Díaz, foi quem carimbou a justa vitória portista frente à formação italiana, que pouco conseguiu fazer para mudar a história do jogo. 

No outro embate do Grupo B, os reds foram ao Wanda Metropolitano derrotar o Atlético de Madrid (2-3). Com os resultados das duas partidas, a equipa de Klopp continua invicta e cimenta a sua posição no primeiro lugar da tabela (9 pontos), deixando colchoneros e dragões, ambos com 4 pontos, a lutarem pelo segundo lugar. Já o AC Milan afunda-se na última posição, sem somar qualquer ponto.

Estava marcada uma batalha histórica para a noite desta terça-feira: FC Porto e AC Milan, dois emblemas históricos do futebol mundial, defrontavam-se naquele que poderia ser um jogo determinante para a caminhada europeia de ambos. 

Desde que a bola começou a rolar que as duas equipas quiseram lutar pelos três pontos. Ainda assim, a equipa da casa conseguiu estar quase sempre por cima, criando perigo logo aos cinco minutos com uma bola no poste de Luis Díaz. O colombiano conduziu desde o meio-campo até à entrada da área italiana e foi mesmo daí que armou o remate. A bola saiu rasteira e foi com estrondo que bateu no poste da baliza de Tatarusanu, guarda-redes do AC Milan.

As oportunidades para a formação portista foram sucessivas e, ainda antes do intervalo, os jogadores de Sérgio Conceição poderiam estar a vencer com uma vantagem confortável.

Do outro lado, os pupilos de Stefano Pioli não conseguiram provocar grandes sustos aos dragões. Algo que se viria a repetir no segundo tempo. Os italianos tiveram muita dificuldade em construir uma jogada consistente de ataque, muito também pela pressão alta e constante dos dragões.

Muitas oportunidades, mas Diaz foi o único marcador

Ao intervalo, Conceição mexeu na equipa e fez saltar Zaidu do banco de suplentes para o lugar de Wendell. O lateral brasileiro sofreu uma falta na primeira parte que pode ter condenado a sua continuidade da partida.

Soou o apito para recomeçar a partida, no entanto, no campo pouco se alterou. O FC Porto continuava a criar e a “sufocar” os rossoneri. Taremi teve várias oportunidades, tal como na primeira parte, para adiantar a equipa portista no marcador. Ainda assim, o iraniano não conseguiu ser feliz na finalização.

Teve mesmo de ser o homem do costume a tornar tangível a superioridade portista. Aos 64 minutos, João Mário trabalhou sobre Kalulu na ala direita. O jovem português levou a melhor e cruzou para o coração da área do Milan onde Sérgio Oliveira ainda tentou o remate. Mas em vez de seguir na direção da baliza, a bola elevou-se no ar e pingou para a entrada da área, onde Taremi, de forma inteligente, assistiu Luis Díaz. O camisola 7 atirou colocado para o fundo das redes italianas. Estava marcado o golo que selaria a primeira vitória portista na Liga dos Campeões, esta temporada. 

Depois do golo, o FC Porto ainda teve algumas oportunidades, que foram desperdiçadas por tomadas de decisão erradas por parte dos avançados portistas no terço final do terreno. Do outro lado do relvado, Diogo Costa não sofreu ameaças à sua baliza por parte dos italianos.

Resultado final: 1-0 para os dragões que assim venceram pela primeira vez nesta edição da Liga dos Campeões e têm agora quatro pontos ganhos, enquanto o AC Milan não somou pontos até aqui.

“Um jogo a roçar a perfeição”

Questionado sobre se esta não terá sido, desde que é treinador do FC Porto, uma das melhores exibições da equipa em termos de agressividade e intensidade, sobretudo no plano defensivo, Sérgio Conceição considerou que a equipa já mostrou tal comportamento noutras partidas. Essa é, aliás, “a base para ganhar estes jogos”, afirmou aos jornalistas na conferência de imprensa.

O técnico dos azuis e brancos afirmou, contudo, que “os jogadores estão de parabéns” e que este foi “um jogo a roçar a perfeição”. “Não foi totalmente perfeito, porque no capítulo da finalização não fomos tão eficazes”, completou.

Para exaltar o feito dos seus jogadores, Conceição mencionou também o facto de esta ser a primeira partida da temporada 2021/22 em que os italianos não marcaram golos, o que “reforça a atuação da equipa”. 

Quanto às contas do grupo, Conceição considerou que “o resultado de Madrid [derrota do Atlético] vem realçar aquilo que já tinha dito: que o Liverpool está mais confortável para passar à próxima fase; depois, é uma luta a três”, concluiu.

O treinador do FC Porto foi ainda questionado sobre se este resultado poderá constituir um momento de viragem na performance da equipa esta época e um virar de página definitivo sobre a goleada sofrida diante do Liverpool.

“Nós não tínhamos de meter a cabeça debaixo da areia depois do jogo que fizemos com o Liverpool, como agora não temos de trabalhar suportados por esta exibição. Amanhã é outro dia de trabalho”, afirmou o técnico, para rematar à frente: “Podem estar descansados que dentro daquilo que foi falado depois do jogo com o Liverpool, eu tenho um grupo de jogadores que me conhece e eu conheço-os muito bem a eles. Tentam, de certa forma, arranjar motivos para haver um ou outro problema, mas os problemas não existem. Existem sempre soluções aqui.”

Também presente na conferência de imprensa, o médio Sérgio Oliveira concordou que esta terá sido a sua melhor exibição desta época e reforçou que está “de alma e coração” no clube.

“Não jogamos no mesmo ritmo do FC Porto”

 Stefano Pioli, treinador do atual líder da Série A italiana, mostrou-se descontente com a atuação da equipa. “Gerimos mal a posse de bola e fizemos maus passes, cometemos demasiados erros. Estivemos pior a vários níveis e isso paga-se caro”. Por fim, elogiou a atuação da equipa portista, afirmando que “o FC Porto é um adversário forte e venceu merecidamente”.

Nas ligas domésticas, FC Porto e AC Milan voltam aos relvados no próximo sábado (23). Os dragões vão até Viseu para defrontar o Tondela, já os rossoneri defendem a liderança do Calcio contra o Bologna, também fora de casa. Quanto à Liga dos Campeões, as equipas enfrentam-se novamente no dia 3 de novembro na quarta jornada do Grupo B, desta vez, em San Siro.

Artigo editado por Filipa Silva