Entre prémios do júri e dos utilizadores, o jornal “Público” arrecadou cinco distinções no âmbito dos Prémios de Ciberjornalismo 2022, esta quinta-feira anunciados no Porto.

Além do prémio máximo, de “Excelência Geral em Ciberjornalismo”, que arrecadou pelo quinto ano consecutivo, o diário venceu ainda nas categorias de “Última Hora”, “Narrativa Vídeo Digital” – “Que Brasil vai a eleições?” – e “Infografia Digital” (somando, nesta categoria, a escolha do júri e do público). O primeiro trabalho debruçou-se sobre “Quem são e quanto ganham os funcionários públicos em Portugal?” e o segundo sobre “Como evoluiu o país da ditadura à democracia“.

A Rádio Renascença foi o segundo meio mais premiado, com quatro galardões. A emissora católica foi a mais votada pelo público nas categorias de “Excelência Geral”, “Reportagem Multimédia” – com a investigação “Pegada Digital” – e “Narrativa Sonora Digital” sobre o “Diário de um resgate de 173 refugiados ucranianos“. Foi ainda premiada pelo júri na “Narrativa Sonora Digital” pelo programa “Avenida da Liberdade“.

A reportagem realizada pelo jornal Observador em Andriivka, na Ucrânia, foi a favorita do júri entre as reportagens multimédia a concurso.

O acompanhamento ao minuto do conflito na Ucrânia valeu à RTP o prémio do público em “Última Hora”. Já o semanário “Expresso” saiu dos Prémios de Ciberjornalismo com o prémio do público na “Narrativa Vídeo Digital” por uma reportagem que retrata três crianças que são as únicas nas suas aldeias.

No “Ciberjornalismo de Proximidade”, os prémios do júri e do público foram para a Mensagem de Lisboa e distinguiram o mesmo trabalho sobre as “Amas na Cova da Moura“.

No “Ciberjornalismo Académico” também foi o mesmo título (ComUM, da Universidade do Minho) a arrecadar os dois prémios, mas com trabalhos diferentes: a reportagem “‘É aqui que se morre de frio’. Pobreza Energética em Portugal” foi a escolha do júri; já o público deu preferência a uma reportagem sobre Adoção.

O anúncio e entrega dos prémios desta edição decorreu esta quinta-feira, na Casa de Pernambuco, no Porto, no âmbito do VII Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

Esta foi a 15.ª edição dos prémios atribuídos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo da Universidade do Porto.

Lista completa de trabalhos premiados:

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Público – votação do júri
Rádio Renascença – votação do público

2. Última Hora

Eleições Legislativas 2022 (Público) – votação do júri
Conflito a leste. A evolução ao minuto do conflito entre Rússia e Ucrânia (RTP) – votação do público

3. Reportagem Multimédia

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias (Observador) – votação do júri
Pegada Digital (Rádio Renascença) – votação do público

4. Narrativa Vídeo Digital

Dividido entre Lula e Bolsonaro e de regresso ao mapa da fome. Que Brasil vai a eleições? (Público) – votação do júri