Durante a operação, foram apreendidos também "aparelhos eletrónicos de programação e desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas", discos rígidos, telemóveis e quatro chaves de viaturas de gama alta.

"Operação programação"

Suspeitos têm idades compreendidas entre os 40 e os 49 anos. Foto: Rita Pais Santos

O Comando Metropolitano do Porto anunciou, esta quarta-feira (3), que a Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou e deteve três homens e desmantelou um grupo que “de forma organizada se dedicavam à prática do furto de viaturas automóveis através da descodificação e reprogramação das unidades eletrónicas”, no Porto.

De acordo com a nota de imprensa, na “operação foram desenvolvidas três buscas domiciliárias e uma não domiciliária, nas áreas de Matosinhos, Maia, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim”. Na sequência das buscas, foram detidos três indivíduos, com 40, 48 e 49 anos de idade, residentes em Maia, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão.

Durante a operação, foram ainda apreendidos “aparelhos eletrónicos de programação e desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas“, “equipamentos electrónicos (centralinas, telemáticas e de arranque)”, computadores portáteis, discos rígidos, telemóveis e quatro chaves de viaturas de gama alta. O mesmo comunicado dá conta de que já tinham sido “recuperados três veículos automóveis de gama alta“, roubados nas zonas de Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Valongo.

A investigação foi desenvolvida pela Divisão de Investigação Criminal, com a colaboração da GNR. Os suspeitos vão agora ser presentes junto das Autoridades Judiciárias.

Editado por Inês Pinto Pereira