Ciclo “Hedda, C’est Moi”:

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o TNSJ apresentam “Hedda, C’est Moi”, um ciclo de leituras e debates em torno desta obra de Henrik Ibsen. Depois da leitura da peça, que teve lugar, esta terça-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, segue-se, este sábado, uma conversa sobre a presença de Ibsen no teatro contemporâneo. A sessão conta com a presença do crítico Patrick Sourd, da actriz principal do espectáculo Maria João Luís e dos encenadores Jorge Silva Melo e Nuno Cardoso. A 8 de Novembro, Astrid Saether, responsável pelo Ibsen Master Programme do Centro de Estudos Ibsenianos da Universidade de Oslo, apresenta uma conferência sobre Gabler na FLUP.

“Hedda”, uma co-produção dos Artistas Unidos e do São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), vai estar em cena a partir de hoje, quarta-feira, no Teatro Nacional São João (TNSJ).

O espectáculo, que teve estreia nacional em Lisboa em Setembro, chega assim ao Porto, onde o encenador Jorge Silva Melo espera um novo êxito de bilheteiras.

A peça, escrita por Ibsen no final no século XIX e reescrita agora por José Maria Vieira Mendes, é uma adaptação do texto original à sociedade contemporânea. No centro da história está Hedda Gabler, uma mulher forte, determinada, que luta até ao fim pelas suas ideologias.

A personagem, interpretada por Maria João Luís, vive descontente com a sua vida. Durante todo o espectáculo, “um vendaval de ansiedade e insatisfação” percorre o palco, referiu, ao JPN, Jorge Silva Melo.

O elenco conta ainda com Lia Gama, António Pedro Cerdeira, Marco Delgado, Cândido Ferreira e Rita Brütt.

Hedda” está em cena até 24 de Outubro, de quarta a sábado às 21h30 e ao domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 e os 16 euros.