A Festa do Cinema Francês começou ontem com a comédia “Gentille”, que contou com a presença da realizadora Sophie Fillières. Hoje de manhã foi exibida “Kirikou et les bêtes sauvages” (na foto), sequela de “Kirikou et la sorcière”, destinada ao público escolar.

António Costa, representante da Medeia Filmes no Porto, empresa que gere o Cinema Cidade do Porto e acolhe a Festa do Cinema Francês pela terceira vez consecutiva, afirma que cada edição do evento mostra aquilo que de melhor se produziu em França nos últimos anos. Nesta edição, são 14 filmes realizados entre 2005 e 2006.

A selecção de filmes deste ano, refere, “é uma amostra diversificada que contempla autores consagrados como Laurent Cantet e outros mais jovens, como Christophe Honoré ou Karin Albou”.

António Costa nota ainda que “a cinematografia francesa é das mais pujantes da Europa e até do mundo” e que “todos estes realizadores passaram pelos melhores festivais de cinema e alguns deles arrecadaram prémios”, como é o caso de “Flandres”, que ganhou o grande prémio do júri do Festival de Cannes 2006, e de “La Petite Jérusalem”, vencedor de vários prémios em 2005.

Depois do evento, diz António Costa, os filmes apresentados terão pouca visibilidade no país, sendo que só alguns serão exibidos nas salas. Este é o caso, por exemplo, de “Dans Paris”, que estreia na próxima semana, “Combien tu m’aimes” e “Os anjos exterminadores”, que também devem estrear brevemente.

A Festa do Cinema Francês também se encontra na televisão até 28 de Outubro. A RTP difunde alguns dos maiores êxitos nacionais e internacionais do cinema francês. A selecção é variada, tanto no género como na idade dos filmes (um deles data de 1974).

O programa “Onda Curta”, na RTP2, transmite, no Domingo, 10 curtas-metragens francesas de animação.

O evento já está a decorrer em Lisboa desde o dia 4 de Outubro e começou-se a estender-se para o resto do país em 16 de Outubro. Este ano, a Festa já esteve em Coimbra e em Faro, onde terminou no sábado, e está agora no Porto. Hoje e amanhã, o evento chega a Almada e Évora e, dia 10 de Novembro, estará no Funchal.

Os sites oficiais da Festa do Cinema Francês e da Medeia Filmes fornecem mais informações sobre a programação e os eventos paralelos.

O preço da entrada é de 3,50 euros. Para além da bilheteira da sala, os bilhetes podem ser comprados na Fnac, nas agências Abreu e na internet através do TicketLine. Todos os filmes estão legendados em português.

Cíntia Mendonça
Foto: DR