A nova Biblioteca Científica Digital encontra-se em fase de arranque na Universidade do Porto e disponibiliza integralmente cerca de 3.500 publicações científicas on-line.

A Universidade do Porto (UP) assinou um protocolo com a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e a Fundação para a Computação Científica Nacional, em que celebra a adesão ao projecto de implementação da Biblioteca Científica Digital (BCD). Como resultado, seis editoras de relevo no domínio das ciências (Elsevier, Kluwer, Wiley, Springer, IEEE e Sage) disponibilizam integralmente cerca de 3.500 publicações científicas on-line. Para tal, basta apenas utilizar um computador dentro da UP.

Além dos tipos de pesquisa mais comuns – por artigo, autor, ano ou assunto -, os sites das editoras procuram qualquer tipo de texto, tendo em conta o número de citações. A somar a este ponto, saliente-se que os formatos digitais dos arquivos (PDF e HTML) contêm “links” para outros textos e autores. As bibliotecas podem adquirir as edições em papel beneficiando de um desconto.

Com tudo isto, uma vasta bibliografia virtual é colocada ao dispor dos diversos agentes da UP. Pretende-se, simultaneamente, promover condições de universalidade de acesso à produção científica e facilitar o processo investigativo.

Clara Macedo, do Gabinete de Apoio às Bibliotecas da Universidade do Porto (GABUP), destaca uma das principais inovações: “A certo nível da investigação científica, é preciso ter acesso a artigos de última hora e a revistas recentes. Antes, tinha-se que pedir a um amigo que estivesse lá fora para enviar o documento. Agora não, têm tudo no computador. Fazem a pesquisa e vêem o que lhes interessa”. Esclarece que este novo método, ao contrário “da bibliografia em papel, não está preso ao suporte físico. A partir deste momento, o investigador pode fazer a pesquisa e ter acesso imediato ao texto”.

Com o intuito de facilitar o acesso à BCD, prevê-se, no futuro, a atribuição de um “login” (com a respectiva “password”) aos utilizadores permitidos pela UP. A medida visa a utilização dos novos recursos virtuais sem a obrigatoriedade de utilização de um computador situado no espaço físico da Universidade.

A Biblioteca Virtual

A assinatura do protocolo que dá origem à BCD acaba por vir na sequência de uma outra estrutura virtual disponibilizada pela Universidade, a Biblioteca Virtual (BV).

A UP tem 15 unidades orgânicas e 25 bibliotecas. Até 2002, na ausência de um catálogo colectivo, surgiam casos em que uma mesma base de dados era assinada por várias bibliotecas. Tendo em conta que situações como esta podiam implicar custos excessivos, é criado o GABUP para solucionar problemas semelhantes.

Implementou-se um portal que englobou todas as bibliotecas no mesmo sistema de tratamento documental e assim nasceu a BV. Quem efectuasse uma pesquisa através de um computador, podia aceder aos dados bibliográficos de qualquer obra (logo que existente no catálogo) e podia ficar a saber em que faculdade se encontrava.

Germano Oliveira