O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta tarde que o valor da inflação manteve, em Março, a tendência de queda iniciada em Agosto. Em comparação com o valor homólogo (de Março de 2003), regista-se um aumento do índice de preços no consumidor para 2,3%, um valor superior em duas décimas ao observado em Fevereiro.

Foi o aumento dos preços dos produtos e serviços dos restaurantes e hotéis que mais influenciou a subida da variação homóloga do valor da inflação. Para a descida de uma décima entre Fevereiro e Março, contribuíram as promoções dos serviços telefónicos da rede fixa, bem como o decréscimo dos preços do equipamento telefónico.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Eurostat, a inflação nacional está 0,9% acima da média europeia. Os preços continuam a subir mais em Portugal do que na média dos países da Zona Euro.

O Índice de Preços no Consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.