Depois dos recentes confrontos em Fallujah, o Iraque sofre agora mais um sobressalto, desta vez com atentados bombistas ocorridos no sul do Iraque.

Entre as vítimas mortais estão crianças, que seguiam num autocarro escolar que acabou por ser atingido pelo rebentamento de um dos engenhos explosivos. A informação é avançada pela agência Reuters, que adianta também que se tratam de ataques coordenados levados a cabo por bombistas suicidas. É que os atentados atingiram, quase simultaneamente, quatro esquadras de polícia no Iraque. Ao que tudo indica, além das três explosões que atingiram diferentes esquadras em Bassorá, uma quarta explosão deflagrou na cidade de Zubair, a sul de Bassorá, também numa esquadra de polícia.

De acordo com informações veiculadas pela agência Reuters, o ataque em Zubair também terá sido levado a cabo por um bombista-suicida.

Segundo dados avançados pela Reuters, entre os feridos encontram-se civis e polícias. A explosão em Zubair terá matado três iraquianos e ferido quatro soldados britânicos, dois deles com gravidade.

Mais incidentes em Fallujah

A cidade de Fallujah continua a ser palco de confrontos entre rebeldes iraquianos e tropas da coligação. Esta manhã, por volta das seis horas locais, registou-se uma troca de tiros entre estas duas forças. Até ao momento ainda não se sabe se resultaram vítimas deste incidente.

Ana Correia Costa