Durante o dia, bancos de jardim e paragens de autocarro são alguns dos locais públicos onde vão ser distribuídos gratuitamente livros de autores nacionais. A iniciativa partiu do Movimento de Bookcrossing de Portugal. A data vai também ser assinalada com sessões de leitura em várias bibliotecas do país.

O Dia Mundial do Livro tenciona promover a leitura, um hábito não muito usual entre os portugueses. De acordo com um estudo efectuado em 2003, mais de metade dos cidadãos nacionais não lê livros. Quem lê prefere revistas a livros e é o público feminino o que tem maior hábito de leitura.

Os portugueses apresentam os mais baixos índices de leitura da União Europeia (32%), sendo as percentagens igualmente baixas na Grécia (45%) e em Espanha (47%).

Até os jovens autores se mostram preocupados com estas conclusões. O JPN falou com Tiago Ferreira, aluno da Universidade do Porto, que lançou recentemente o seu primeiro livro, “E a chorar disse que não“. O escritor acredita que os livros não são atractivos para a maioria da população devido aos meios de entretenimento que existem actualmente.