Durante uma semana, a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) andou de discoteca em discoteca, no Grande Porto, a distribuir panfletos sobre o álcool e a medir as taxas de alcoolemia.

João Pinto, da organização da «Semana da Prevenção do Alcoolismo», mostrou-se bastante satisfeito com a experiência: “Pensei que ia ficar mais assustado com os resultados, mas quando víamos as percentagens, concluíamos que, afinal, os números não eram assim tão assustadores”, revelou ao JornalismoPortoNet (JPN).

Os dados da campanha ainda não foram trabalhados e, como tal, ainda não foram apresentados publicamente. Mesmo assim, João Pinto, adiantou algumas conclusões. A principal que se pode extrair da iniciativa é que as pessoas alcoolizadas muitas vezes não têm consciência do verdadeiro estado em que se encontram. “A ideia com que se fica é que as pessoas quando medem as taxas de alcoolemia ficam admiradas porque não sentem que não estão em condições para conduzir, mesmo quando o valor já ultrapassa o limite!”, salientou o futuro médico.

Campanha sensibilizou os jovens

O presidente da Associação de Estudantes (AE) do ICBAS referiu que a adesão por parte dos jovens abordados foi muito boa. “ A aceitação foi óptima. Reparávamos que as pessoas não deitavam os panfletos fora! Muito pelo contrário, liam-no no momento, ou então, guardavam-no no bolso”, explicou o estudante.

Outra conclusão que João Pinto garante ter tirado desta campanha foi o facto de haver jovens que, depois de uma noite “de copos” já não conduziam o seu carro no regresso a casa: “Nesses casos, apercebíamo-nos que aqueles que tinham bebido, pediam ao amigo para lhe levar o carro”.

Para este estudante que, durante uma semana percorreu cinco discotecas, foi muito gratificante reparar que o trabalho desempenhado, na altura, não caía em saco roto. O feed-back era notório: “Como estávamos em várias discotecas, por vezes, acontecia de vermos as mesmas pessoas em dias diferentes. Muitas delas vinham ter connosco a dizer-nos que tinham lido o folheto e que tinham ficado surpreendidos com o respectivo conteúdo!”.

O balanço da «Semana da Prevenção do Alcoolismo» é francamente positivo e, por isso, a Associação de Estudantes tem já outros projectos em vista: “Em breve avançaremos com uma campanha contra a SIDA”.

Trabalhar na sociedade e para a sociedade

Pode ler-se no relatório final apresentado pela AEICBAS que o objectivo da primeira «Semana da Prevenção do Alcoolismo», que decorreu entre 27 de Outubro e 1 de Novembro, era sensibilizar a população mais jovem para os perigos físicos, psicológicos e sociais do álcool. “Numa altura em que a prevalência de alcoolismo se encontra em crescimento, principalmente na população mais jovem, e em que os efeitos nefastos do álcool não se cingem ao consumidor, mas têm também consequências sociais graves, a Associação de Estudantes considerou importante levar a cabo esta acção de sensibilização”, explicou João Pinto ao JPN.

De forma a atingir os objectivos, a AEICBAS preparou um programa diversificado: promoveu uma campanha nas discotecas do Grande Porto; lançou uma página na Internet; organizou uma “mesa-debate”; participou em “talk-shows”; e, posteriormente, pretende realizar um estudo científico.

O estudo científico

“Com os resultados dos “testes do balão” realizados à saída das discotecas faremos um estudo epidemiológico sobre os hábitos alcoólicos dos jovens da cidade do Porto. A elaboração deste trabalho científico terá a colaboração dos Professores da Escola especializados nesta área”, esclareceu João Pinto. Posteriormente, os resultados do estudo serão apresentados e discutidos numas jornadas para estudantes de Medicina, organizadas pelo ICBAS e pelo Hospital Geral de Santo António”.

À porta de cinco discotecas diferentes, os estudantes de medicina, distribuíram panfletos informativos, com base em textos fornecidos pelo Centro Regional de Alcoologia do Norte; fizeram “testes do balão”; prestaram esclarecimentos sobre o alcoolismo e ajudaram clientes das discotecas que estejam alcoolizados.

“Talk-Shows” – uma oportunidade

“Foram oportunidades únicas para falarmos sobre o alcoolismo para todo o País e, ao mesmo tempo, para publicitarmos a «Semana da Prevenção do Alcoolismo» – foi assim que João Pinto se referiu à importância da participação em “talk-shows” na NTV, na SIC Radical e na RTP.

“Tudo sobre alcoolismo para jovens de todo o mundo”

Em http://alcooljovem.tvtel.pt pode encontrar-se factos e números, consequências a curto e a longo prazo, auto-teste, prevenção rodoviária, onde procurar ajuda e como ajudar o próximo em caso de coma alcoólico. A página da Internet é uma compilação dos textos cedidos pelo Centro Regional de Alcoologia do Norte à AEICBAS.

Andreia Abreu