Hoje a Academia de Coimbra passeia pelas ruas da cidade. Carros alegóricos, caras pintadas, cartolas e bengalas, cânticos alusivos às faculdades, sorrisos e uma boa dose de euforia animam a cidade dos estudantes.

O presidente da comissão organizadora da queima das fitas de Coimbra, Carlos Pinheiro, confirmou ao JornalismoPortoNet que o Cortejo de Coimbra vai começar sem grandes atrasos. Neste momento, está “tudo a postos” para se dar início a mais um cortejo, que parte da Universidade e termina junto ao largo da portagem.

O curso de Medicina ocupa o lugar da frente, os alunos de Desporto e Educação Física vão, por sua vez, em último, acompanhados dos respectivos carros. Depois, desfilam os estudantes do Politécnico.

Os carros alegóricos transbordam cor, mas também algumas críticas. A política educativa e as dificuldades que a Universidade de Coimbra atravessa são os principais alvos. Para Carlos Pinheiro, o cortejo é uma boa oportunidade de “desabafo”, em que os alunos aproveitam para “criticar o que não está bem”.

Andreia Abreu