Seis autocarros transportaram esta manhã várias centenas de ex-detidos iraquianos da prisão de Abu Ghraib, situada nos arredeores de Bagdad. Este centro de detenção tem sido constantemente referido nos meios de comunicação social devido aos abusos aí infligidos por soldados norte-americanos a prisioneiros iraquianos.

No exterior, vários iraquianos aguardavam os prisioneiros, que foram saudados por gritos de mulheres, noticia a agência Lusa.

De acordo com informações da agência AP, não se sabe ao certo até onde foram conduzidos os ex-detidos que seguiam nos autocarros. No entanto, a AP refere que os iraquianos recém libertados deverão ser conduzidos a aquartelamentos dos militares norte-americanos, onde líderes da comunidade iraquiana lhes dariam as boas-vindas para depois fazerem a escolta de alguns dos ex-detidos até às respectivas casas.

A libertação deste grupo de prisioneiros surge na sequência de uma outra acção idêntica, levada a cabo na passada semana, há precisamente oito dias. No dia 14 foi libertado um grupo de 315 presos iraquianos de Abu Ghraib.

Segundo a agência AP, os militares norte-americanos continuam a enviar presos para Abu Ghraib sempre que estes sejam considerados prisioneiros de risco. Apesar disso, é com alguma frequência que os militares americanos têm libertado grupos de presos da cadeia que é palco do escândalo das sevícias cometidas contra iraquianos aí detidos.

Foto: Reuters

Ana Correia Costa