O primeiro-ministro, Durão Barroso exonerou, esta madrugada, Amílcar Theias do cargo de ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente. Arlindo Cunha, que lidera a Comissão de Coordenação do Desenvolvimento da Região Norte, é o seu substituto.

O Presidente da República, Jorge Sampaio, já tomou conhecimento da exoneração. Exoneração esta que, não teve qualquer explicação por parte do primeiro-ministro, mas era conhecido o mau relacionamento entre Amílcar Theias e os seus secretários de Estado, José Eduardo Martins e Miguel Relvas. Estes dois secretários de Estado e Paulo Taveira de Sousa (secretário de Estado do Ordenamento do Território), também fazem parte da lista dos demitidos. Miguel Relvas vai ocupar o cargo de secretário-geral do PSD.

Amílcar Theias tomou posse a 9 de Abril de 2003, substituindo Isaltino Morais que se demitiu na sequência de notícias sobre alegados rendimentos não declarados. Passados 6 meses de Theias ter assumido a pasta, seguiu-se um conjunto de críticas à sua política. O ministro demitido esteve no governo pouco mais de um ano.

As reacções a esta demissão não se fizeram esperar. O dirigente socialista Pedro Silva Pereira, em declarações à agência Lusa, afirma que esta substituição “não surpreende ninguém, embora a história desta remodelação ainda esteja por contar”. E acrescenta que “esta não é uma remodelação do primeiro-ministro, mas uma remodelação contra o primeiro-ministro”.

Também o deputado socialista, José Sócrates afirma que “esta demissão vem reforçar a desvalorização e marginalização do ambiente, o que corresponde a uma orientação do primeiro-ministro”, disse à agência Lusa.

O novo ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambienta, Arlindo Cunha, toma posse hoje às 11h45, no Palácio de Belém.

Vânia Cardoso