Esta é a primeira vez que os mais altos responsáveis da Coreia do Norte e da Coreia do Sul se encontram desde a guerra civil de 1950-53. Os oficiais das duas Coreias estiveram em reunião por mais de três horas para discutir medidas de prevenção para os colapsos navais no Mar Amarelo.

De acordo com a agência Reuters, o delegado chefe da Coreia do Sul, Commodore Park Jung-hwa, propôs o estabelecimento de uma linha vermelha que ligue as autoridades militares das duas Coreias. Além dessa linha telefónica, sugeriu que os navios que habitualmente percorrem as águas costeiras partilhem frequências de rádio e utilizem bandeiras de sinalização.

Nos últimos anos, o Mar Amarelo tem sido palco de choques entre vários navios durante a estação de pesca do caranguejo, Maio e Junho. Estes acidentes têm sido responsáveis pela morte de vários marinheiros, quer da Coreia do Norte quer da Coreia do Sul.

As conversações entre as duas Coreias estavam envoltas num grande optimismo e, segundo fonte oficial do Ministério da Defesa da Coreia do Sul citada pela agência Reuters, “a selecção de um oficial da Marinha para liderar a delegação sul-coreana demonstra a determinação de Seul de prevenir acidentes navais”.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte ainda estão, oficialmente, em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou numa trégua e não num tratado de paz. O exército norte-coreano é o quinto maior do mundo, logo seguido pelo sul-coreano.

Andreia Parente

Foto: Korea Herald