“Queremos continuar um projecto que começámos os ano passado.” Esta é a ideia principal que se retira do discurso da lista X. O trabalho do ano anterior foi duro porque “é difícil começar do zero” garante Ângela Lemos candidata a vice presidente. Ângela e Afonso afinam pelo mesmo diapasão: “as coisas agora já estão estruturadas e será mais fácil trabalhar e concretizar tudo o que pretendemos. Já existe trabalho feito.”

Nota-se na lista X uma grande preocupação com as questões culturais. O ano que passou foi profícuo em actividades e Ângela Lemos, responsável por esse sector, garante que a aposta na cultura continuará forte: “continuar com o cinema, com a semana de Direito, expor mais a faculdade ao público… são tudo actividades a manter.”

“A mudança de instalações não resolveu alguns problemas”

A política educativa que a lista X pretende levar a cabo incide principalmente sobre os problemas próprios da faculdade. O candidato a presidente refere, “Há muitos problemas a resolver que não foram resolvidos com a mudança de instalações”. Afonso especifica: “Os cacifos e a direcção continuam no edifício do Parque Auto. No caso da direcção é mais grave porque é necessário estar mais perto dos alunos. Uma sala de estudo nocturna, onde se tenha acesso a livros e apontamentos, é imperativa, principalmente para os trabalhadores-estudantes. O parque de estacionamento, que é proibido para os alunos, é outro ponto a desbloquear.”

Em relação à questão que mais preocupa os estudantes de forma geral, a lista X promete continuar a lutar, mas Afonso Bianchi não acredita que a conjectura económica actual permita um ensino livre de propinas, pelo menos para já. Mas a luta é uma obrigação, até porque “achamos que há uma grande desproporção entre aquilo que pagamos e as condições de ensino que temos” refere Ângela.

A lista X é constituída por cinco elementos da anterior direcção. Alguns foram obrigados a sair, porque vão para Erasmus ou pretendem acabar o curso e a Associação de Estudantes dispende muito tempo. Contudo, é importante reter que a direcção anterior apoia esta nova candidatura, sendo que elementos como o Presidente ou o Vice-presidente da ainda direcção surgem também nesta lista, se bem que em lugares de menor destaque.

André Morais