Os Jogos

A cidade do Porto recebe 8 jogos do Euro. O torneio começa no estádio do Dragão com o Portugal-Grécia, dia 12 de Junho. 3 dias depois, a Invicta volta a ser palco do desporto-rei, com o Alemanha-Holanda, também no Dragão. O estádio Bessa Século XXI recebe o primeiro jogo a 16 de Junho, o Grécia-Espanha. Dia 18 é a vez de Itália e Suécia se defrontarem no estádio do FC Porto. Um dia depois Letónia e Alemanha são acolhidas no estádio do Boavista, assim como, no dia 22, a Dinamarca e a Suécia.

Após a fase de grupos, mais dois jogos dos quartos-de-final e meias-finais preenchem a agenda da cidade do Porto, a 27 de Junho e 1 de Julho, no estádio do Dragão.

A Festa

Nestes dias em especial, a Invicta vai vibrar com o futebol e sentir com mais força as emoções do Euro 2004. O JornalismoPortoNet procurou saber o que o cidadão portuense e o visitante estrangeiro podem encontrar na cidade antes e depois dos jogos e nos dias que precedem cada embate. Resultado: descobrimos de tudo um pouco entre eventos para todos os gostos, ora direccionados para o público da casa, ora para o público estrangeiro. Com espectáculos ao ar livre e em salas da cidade, exposições de arte e animação de rua, conferências e ecrãs gigantes colocados em praças centrais do Porto, a Câmara do Porto garante que quem passar pelo Porto não vai ficar indiferente ao ambiente de festa que se vai viver na cidade, todos os dias e até 4 de Julho.

estadios-porto.jpg
O programa «Vibra Porto – A cidade em Festa e Movimento», cujas actividades o JPN adiantou no mês de Maio (ver notícia relacionada), foi apresentado pela autarquia como sendo “o maior programa de animação da história da cidade”. Cerca de 300 eventos vão animar a cidade do Porto durante o campeonato Europeu de Futebol, a que se aliam ainda as Festas da Cidade. “O maior S. João de sempre” acontece em pleno Euro, proporcionando a concretização de todo o tipo de actividades. A animação “oficial” do Euro 2004 foi organizada pela Câmara do Porto, em parceria com diversas entidades da cidade, e em especial com o Instituto Português da Juventude.

Que caminhos?

A Universidade do Porto “entra em campo” com participação de grupos extra-curriculares no programa de animação da cidade. O Orfeão Universitário do Porto, instituição que congrega todos os alunos das diferentes faculdades da UP, vai apresentar alguns dos seus grupos na Praça da Juventude, levando a música às tardes de jogo na cidade do Porto.

Também o Instituto das Artes aproveita o Euro 2004 para pôr em prática o “Arte em Campo”, uma programação cultural que vai decorrer paralelamente ao torneio de futebol e que versa sobre a temática do desporto-rei. A arte e o futebol são, afinal, compatíveis.

O Comércio na cidade Invicta está particularmente atento às mais valias que um evento deste género pode trazer à actividade e, por isso, a Associação de Comerciantes do Porto põe em prática pequenas iniciativas que pretendem trazer algum destaque às lojas da cidade. Fonte da associação adiantou ao JPN que está prevista a disposição de galhardetes de boas-vindas em todas as lojas da cidade, como chamada de atenção para os visitantes, bem como a distribuição de calendários dos jogos nas ruas do Porto. Os comerciantes querem a Invicta pintada com as cores do Europeu e, por isso, vão ser distribuídas bandeiras dos países participantes no campeonato em algumas ruas da cidade e as lojas vão ter os artigos dispostos nas montras à moda do Euro 2004.

O Turismo é, sem dúvida, a actividade forte a desenvolver durante o Euro, tendo em conta o número previsto de visitantes, que ronda os milhares. No site oficial da UEFA para o Euro 2004, apresentam-se mapas, histórias e roteiros da cidade do Porto, mostrando o melhor que a cidade tem para oferecer. Os profissionais de hotelaria e restauração não esqueceram a importância do campeonato. No Cais de Gaia, por exemplo, a praça Super Bock vai ter direito a ecrã gigante para a transmissão de jogos. No Porto, não faltam roteiros e actividades turísticas para quem se quiser aventurar cidade dentro, nem museus e monumentos a visitar. O JPN descobriu, no entanto, a falta de iniciativas direccionadas para o público do Euro 2004.

A cidade do Porto abre, a partir de sábado, as suas ruas e praças, por onde se traçam mil e um caminhos alternativos, rumo ao Euro. A descobrir, com particular atenção, toda a animação da Invicta, não esquecendo o motivo que vai desencadear mais de 3 semanas intensivas de festa – o futebol.

Foto: Site oficial do Euro 2004