O «Arte em Campo» é o projecto que tem como temática o Euro 2004 e como objectivo “formar novos públicos e levar novas pessoas a contactar com um universo que lhes é exógeno e que não têm acesso a ele porque está concentrado nos grandes centros urbanos”, explica Hernâni Marcelino, um dos responsáveis pelo projecto.

Para o director do Instituto das Artes, Paulo Cunha e Silva, ligar a arte ao futebol é “estabelecer um elo entre dois mundos que habitualmente não se encontram”, acrescentando que é “uma oportunidade para verificar como o mais importante fenómeno de massas da actualidade é olhado pelo mais súbtil sistema de questionamento da realidade”.

Este projecto nasceu de uma convocatória a artistas, comissários, programadores e instituições para reflectirem e produzirem obras em torno do futebol. Ao desafio responderam 117 propostas, mas apenas 22 foram aceites. Com que critérios foram avaliados os projectos, Hernâni Marcelino não revelou, mas foi dizendo que “a oferta é a que foi possível apresentar devido a questões orçamentais”.

Entre estes 22 projectos aprovados está o «Pontapé de Saída», que terá lugar no Teatro Rivoli e que consiste em leituras encenadas, ateliers artísticos, concertos, colóquios e espectáculos. Este teatro abre as suas portas ao lançamento de um livro que contém os trabalhos realizados no âmbito da oficina de artes e atelier de fotografia dedicado ao futebol.

O Teatro Art’Imagem também aderiu ao projecto e foi seleccionado com o seu «A Angústia do Guarda-Redes Perante o Penalty». O título é sugestivo e consiste numa montra que é o palco da acção entre um guarda-redes, que defende uma baliza, e uma série de televisores que exibem imagens de multidões aplaudindo jogos de futebol, intercaladas com imagens de espectáculos. Os televisores transmitem, em directo ou diferido, um jogo de futebol do Euro 2004, regularmente interrompido por excertos de espectáculos de teatro.

Quem foi que disse que o futebol é só para homens? A contrariar esta ideia está o projecto apresentado pelo colectivo ZOiNA que consiste num conjunto de intervenções entre elas: o jogo da macaca, um jogo popular que pretende atrair o transeunte a actividade lúdica simples que contrasta com a sofisticação das regras do futebol; mensagens aéreas – «As mulheres também jogam futebol» -, entre outras acções.

«Por dentro da Bola» é o desafio lançado pelo Espaço T aos fotógrafos profissionais e amadores para realizarem trabalhos fotográficos que retratem o Euro 2004 como manifestação social em toda a sua dimensão e expressão. As 10 fotografias seleccionadas que integram a exposição «Por Dentro da Bola» serão apresentadas em simultâneo nos dez estádios do Euro 2004, entre 4 de Julho e 4 de Agosto.

A importância da «Arte em Campo» está “no apoio descentralizado à criação contemporânea”, afirma Hernâni Marcelino.

Vânia Cardoso