De acordo com informação avançada por fonte da presidência da república ao JornalismoPortoNet (JPN), os responsáveis pelas comemorações encontram-se já em Bragança e por isso não foi possível obter quaisquer declarações por parte destes.

A presidência da república adiantou no entanto ao JPN que Jorge Sampaio chegou hoje a Bragança para dar início às comemorações do 10 de Junho. No entanto, o Presidente declarou, em discurso proferido a partir de Bragança, que seria levado a “cancelar todos os eventos que hoje estavam previstos no quadro das comemorações do Dia de Portugal” em virtude da morte de Sousa Franco. Jorge Sampaio foi surpreendido pela notícia do desaparecimento do ex-ministro à chegada ao aeródromo municipal de Bragança. O cabeça-de-lista do PS às eleições europeias faleceu esta manhã em Matosinhos, após uma acção de campanha, vítima de ataque cardíaco.

As comemorações do 10 de Junho previstas para amanhã mantêm-se, embora marcadas pelo luto. Pelas 11 horas, vai decorrer a inauguração do novo Centro Cultural de Bragança. As condecorações decorrem de tarde.

Quem vai ser condecorado

As condecorações do 10 de Junho, da responsabilidade do Presidente da República, decorrem amanhã. Durante as cerimónias serão agraciadas 38 personalidades das mais diversas áreas. Na lista das condecorações estão os nomes do jornalista Carlos Fino, do neurologista João Lobo Antunes, do actor Raul Solnado, do repórter fotográfico Eduardo Gageiro. Os cinco elementos do grupo de rock português «Xutos&Pontapés», que este ano comemora 25 anos, também estão entre os condecorados, assim como Eurico Carrapatoso, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para perceber o enquadramento histórico do 10 de Junho, o JornalismoPortoNet (JPN) ouviu Conceição Meireles, especialista e professora de História Contemporânea de Portugal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ver notícias relacionadas).

Ana Correia Costa