As instalações da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto recebem esta sexta-feira a primeira sessão de um ciclo de debates sobre a "contribuição do teatro para a construção da democracia". A entrada é gratuita.

O papel da cultura vai estar no centro do ciclo de debates. Foto: Manuel Faisco/Flickr

A partir desta sexta-feira (15), o TEatroensaio, juntamente com a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP), vai promover um ciclo de debates, com o objetivo de discutir o papel da cultura na construção da democracia no antes e pós-25 de Abril.

O ciclo, que se vai realizar durante este ano, conta com três debates: o primeiro sobre a “contribuição do teatro para a construção da democracia”; três meses depois, a 7 de junho, acontece o segundo sobre o jornalismo no pré e no pós-25 de Abril; o ciclo termina em outubro, ainda sem data definitiva, com a contribuição da literatura na construção da democracia em Portugal.

Em declarações ao JPN, Inês Leite, diretora da companhia TEatroensaio e uma das oradoras, explicou que “o teatro teve um papel importante antes do 25 de Abril na liberdade de expressão e na pluralidade de visões“. Após o 25 de Abril, foi também muito importante no sentido da formação das pessoas, das campanhas de alfabetização, de trazer pensamento e movimentos artísticos internacionais a Portugal. Sem cultura e sem memória, a democracia não pode existir, uma sociedade não pode existir”, continuou.

As pessoas muitas vezes não têm noção que a cultura está presente no seu dia a dia, na forma como comunicam, na forma como estão em conjunto, na forma como vêem o mundo. A cultura está sempre presente. Somos herdeiros de todos aqueles que já estiveram antes de nós e que nos deixaram a nossa língua”, afirmou.

Mesmo que os ventos democráticos continuem a soprar em Portugal ao fim de 50 anos, Inês Leite sublinha: “Tivemos há pouco tempo eleições em que partidos, que não são propriamente democráticos, tiveram uma larga expressão. É importante discutir aquilo que são as conquistas que o 25 de Abril nos trouxe, não de um ponto de vista passadista, só apenas de comemoração de uma efeméride que já lá passou, mas do ponto de vista quotidiano, daquilo que é a participação, a cidadania das pessoas”.

O ciclo de debates, que arranca esta sexta-feira, às 18h30, acontece nas instalações da AJHLP e conta com a participação de Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes), Catarina Neves (jornalista e realizadora), Inês Leite (atriz, encenadora e diretora da TEatroensaio), Pedro Estorninho (encenador, escritor e diretor artístico da TEatroensaio) e Salvador Santos (produtor teatral). A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da sala. A iniciativa é financiada pela Direção-Geral das Artes (DGA).

Editado por Inês Pinto Pereira