As águias alcançaram a primeira vitória em território escocês em 63 anos e avançam para os quartos da Liga Europa. Já os leões continuam o mau registo em Itália e foram eliminados nos oitavos.

O Benfica é a única equipa portuguesa ainda nas competições europeias. Foto: SL Benfica/X

O ambiente no regresso a Lisboa pós-noite europeia vai ser bem diferente para os eternos rivais. Esta quinta-feira (dia 14), o Sport Lisboa e Benfica venceu o Rangers por 0-1 e avançou para os quartos de final da Liga Europa. O Sporting Clube de Portugal perdeu por 2-1 contra a Atalanta e fica-se pelos oitavos da competição.

Rangers vs Benfica

Roger Schmidt fez algumas alterações para tentar equilibrar o meio-campo dos encarnados. Florentino entrou para o lado de João Neves com Kökçü e João Mário, dois habituais titulares nas últimas partidas, a começarem no banco. Marcos Leonardo também recuperou o lugar no 11 e liderou o ataque do Benfica.

Foi uma noite chuvosa no Ibrox Stadium. O jogo começou morno e sem grandes chances para as duas equipas nos minutos iniciais. Aos 12′ surge a primeira oportunidade de perigo, com Trubin a deixar fugir o remate de Lawrence. Porém, o guardião ucraniano reagiu a tempo e ainda conseguiu desviar a bola com a perna.

Aos 26′, os adeptos do Rangers fizeram uma homenagem a Tam McAllister, adepto da equipa escocesa que morreu, com 26 anos, num hotel em Lisboa, enquanto assistia ao jogo da primeira mão.

O resto da primeira parte foi apática, com nenhuma formação a ameaçar realmente as balizas adversárias. Na entrada para o segundo tempo, Tengstedt substituiu Marcos Leonardo que estava a ter uma noite apagada.

O Rangers começou melhor na segunda parte e levou por duas vezes perigo à baliza do Benfica. O deserto de ideias encarnado ia-se mantendo até que, aos 68′, numa jogada de contra-ataque exímia, Rafa usou toda a sua velocidade para surgir isolado com Butland e adiantar as águias no marcador e na eliminatória.


Mesmo sem criar muito perigo, o Benfica manteve o controlo da partida até ao final e conseguiu, 63 anos depois, uma vitória em solo escocês. Com este triunfo, os encarnados avançam na prova e vão defrontar o Marselha nos quartos de final.

Roger Schmidt afirmou que a equipa fez um grande jogo e manifestou a sua satisfação pela passagem: “Jogámos muito bem. A equipa defendeu com paixão e intensidade, demonstrámos espírito de luta. Agora estamos entre as oito melhores equipas e isso é ótimo“.

O técnico alemão avisa que o foco está já no próximo jogo para o campeonato: “Vamos focar-nos no Casa Pia. Queremos os três pontos, naturalmente. Vamos colocar toda a energia nesse jogo e depois poderemos descansar“.

Atalanta vs Sporting

Rúben Amorim fez algumas alterações relativamente ao jogo com o Estoril. Pedro Gonçalves desceu para o meio-campo para o lugar de Morita, que não viajou com a equipa por estar com febre. Marcus Edwards tomou o lugar do português no ataque leonino.

A Atalanta começou melhor na partida e, aos 3′, Scamacca já ameaçava a defesa leonina. O Sporting ia controlando a posse de bola mas não conseguia criar perigo e os italianos iam causando danos no contra-ataque. Aos 14′, Kolašinac salta mais alto que todos na área verde e branca e cabeceia ao lado da baliza defendida por Franco Israel.

Aos 30′, um momento agridoce para os leões. Pedro Gonçalves combinou bem com Gyökeres e finalizou com qualidade, adiantando assim o Sporting na eliminatória. Contudo, as celebrações não duraram nem um minuto. Logo após marcar o golo, o internacional português saiu do campo em lágrimas ao sentir uma dor muscular que o impediu de continuar na partida. Daniel Bragança entrou para o seu lugar.


A primeira parte acabou com a equipa portuguesa na frente. Contudo, o Sporting entrou a dormir na segunda metade. Na primeira jogada do segundo tempo, Ederson envia um cruzamento que atravessa toda a defesa leonina e Lookman antecipa-se a Esgaio no poste mais distante para empatar mais uma vez a eliminatória. Começo desastroso dos orientados de Rúben Amorim, depois de uma boa primeira parte.


A segunda parte continuou a não correr de feição aos leões e, 15 minutos depois, Scamacca surge sozinho dentro da área e remata para o fundo das redes, completando assim a reviravolta na eliminatória. O treinador português respondeu imediatamente com duas alterações nas alas. Nuno Santos e Geny substituíram Matheus Reis e Esgaio para tentar dar mais profundidade ao ataque.


O Sporting ia tentando responder, mas sem grande sucesso. Aos 84′, deu-se a primeira grande oportunidade falhada pelos leões. Marcus Edwards aparece na área da Atalanta, mas acabou por complicar e tentou a finta num lance onde só tinha de rematar. Dois minutos depois foi a vez de Paulinho desperdiçar a chance de empatar o jogo. Daniel Bragança isolou o avançado português com um grande passe em profundidade que, no cara a cara com Musso, viu-lhe ser negada a tentativa de chapéu. Já em cima do minuto 90, Paulinho cabeceia ao lado, roubando o golo a Gyökeres que estava imediatamente atrás e em melhor posição para finalizar.

No último lance da partida, Nuno Santos insistiu pela esquerda e obrigou Musso a uma defesa para a frente. A bola sobrou para Edwards que surgiu novamente sozinho na área italiana, mas rematou diretamente para a bancada atrás da baliza. Foi um jogo para esquecer do inglês que perdeu praticamente todos os duelos que disputou e ainda desperdiçou duas oportunidades de ouro para levar o jogo para prolongamento.

Continua o mau registo do Sporting em solo italiano, agora com zero vitórias em 18 jogos.

Rúben Amorim mostrou-se visivelmente chateado com a eliminação no final da partida: “Ao contrário do que se foi dizendo, nós não pensamos só no campeonato. Hoje mostrámos que podíamos e devíamos ter ganho. Não fomos inteligentes nos momentos em que sofremos os golos e pagámos por isso. Há uma sensação de frustração porque fomos melhores e tínhamos o jogo na mão mas agora é seguir em frente“, afirmou aos jornalistas.

O treinador português lamentou ainda a lesão sofrida por Pedro Gonçalves: “Em princípio é uma lesão muscular. Mas está com dores até a andar e não deve ser uma coisa pequena. É recuperar e ainda vai a tempo de nos ajudar”.

Editado por Filipa Silva