Os eternos rivais vão discutir o tudo ou nada na segunda mão dos oitavos de final, depois de ambos terem empatado no primeiro jogo.

Ambos os clubes portugueses precisam de ganhar na segunda mão. Foto: Sporting/Benfica/X

Está tudo em aberto para as equipas portuguesas na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Esta quinta-feira (14), o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica vão discutir a passagem aos quartos de final da Liga Europa, depois de ambos terem empatado na primeira mão frente ao Atalanta (1-1) e ao Rangers (2-2).

Os encarnados jogam no Ibrox Stadium, na Escócia, contra o Rangers às 17h45. Já os leões deslocam-se a Itália para defrontar a Atalanta, no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, às 20h00.

Rangers vs SL Benfica

Na última jornada do campeonato, a equipa de Roger Schmidt voltou finalmente às vitórias, contra o Estoril, depois de três jogos consecutivos sem vencer. Na partida do fim de semana, o técnico alemão deixou vários jogadores importantes, como Di María, João Neves e Rafa, no banco.

A história não joga a favor dos encarnados. O Rangers nunca perdeu na receção a equipas portuguesas, com oito vitórias e três empates. Já as águias venceram apenas uma das seis deslocações ao país britânico, contra o Hearts, há 63 anos atrás. Contudo, em caso de vitória, a premissa é extremamente favorável, já que esse único triunfo deu início a uma campanha mítica do clube, que acabou por conquistar o seu primeiro título europeu. A última vez que o Benfica jogou no Ibrox Stadium foi em 2020/21 a contar para a fase de grupos da Liga Europa, partida que  terminou com um empate a duas bolas.

Roger Schmidt acredita que as próximas semanas vão ser decisivas para a época das águias: “São as semanas decisivas se queres conquistar títulos. O lado positivo é que ainda estamos em três competições. Temos de mostrar que merecemos passar. Estamos preparados para lutar pelos nossos objetivos em todas as provas“.

Para esta segunda mão, o técnico alemão espera um jogo diferente do primeiro e lamenta a falta de eficácia na Luz. “É como se estivesse 0-0. Não há a regra dos golos fora. Espero um jogo mais aberto e temos de estar preparados para isso. Não podemos olhar para o jogo da semana passada. Jogámos melhor que um empate, mas o Rangers teve uma grande eficácia. Temos de trabalhar bem em campo, como equipa. Tudo é possível“, afirmou.

O jogo será transmitido a partir das 17h45 na Sport TV 1.

Atalanta vs Sporting CP

A história também não ajuda nas hipóteses do Sporting. Os leões já defrontaram a equipa de Bergamo por três vezes esta temporada e não venceram em nenhuma das ocasiões. O registo dos verdes e brancos em Itália também não inspira confiança com um total de zero vitórias em 17 jogos.

A equipa de Rúben Amorim vem de uma vitória por 0-3 contra o Arouca para o campeonato, que apenas ficou consolidada nos últimos minutos.

No jogo da primeira mão, o técnico português optou por rodar o plantel e deixar Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand no banco. Para esta partida, admite que também pode haver alguma gestão: “Vai haver uma rotação normal de acordo com os jogadores que estão melhores para este jogo. O Coates poderá começar no banco, visto que saiu com uma dor e temos de gerir isso para não perder nenhum jogador. Não queremos arriscar, porque podemos vir a perder tudo com isso“.

Hidemasa Morita ainda foi com a equipa até ao aeroporto, mas acabou por não viajar devido a uma febre. “Tentámos ao máximo trazê-lo. Ainda treinou de manhã, mas fez uma avaliação no autocarro e disse estar pior”, lamentou o treinador dos leões.

Rúben Amorim afirmou que não consegue escolher qual das competições preferia ganhar, mas disse que o campeonato tem uma importância acrescida: “Queremos sempre ganhar tudo. Acho que conseguimos ganhar a qualquer equipa, mas não nos podemos esquecer que há o apuramento para a Liga dos Campeões que nos permite não ter de vender tantos jogadores. Não consigo escolher uma mas, friamente, teria de ser ganhar o campeonato. Pelo orgulho que é para o clube e pela Liga dos Campeões, que nos permite dar passos em frente na construção do plantel”.

O jogo será transmitido a partir das 20h00 na SIC e na Sport TV 2.

Editado por Inês Pinto Pereira