Os eternos rivais vão discutir o tudo ou nada na segunda mão dos oitavos de final, depois de ambos terem empatado no primeiro jogo.
Está tudo em aberto para as equipas portuguesas na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Esta quinta-feira (14), o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica vão discutir a passagem aos quartos de final da Liga Europa, depois de ambos terem empatado na primeira mão frente ao Atalanta (1-1) e ao Rangers (2-2).
Os encarnados jogam no Ibrox Stadium, na Escócia, contra o Rangers às 17h45. Já os leões deslocam-se a Itália para defrontar a Atalanta, no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, às 20h00.
Rangers vs SL Benfica
Na última jornada do campeonato, a equipa de Roger Schmidt voltou finalmente às vitórias, contra o Estoril, depois de três jogos consecutivos sem vencer. Na partida do fim de semana, o técnico alemão deixou vários jogadores importantes, como Di María, João Neves e Rafa, no banco.
A história não joga a favor dos encarnados. O Rangers nunca perdeu na receção a equipas portuguesas, com oito vitórias e três empates. Já as águias venceram apenas uma das seis deslocações ao país britânico, contra o Hearts, há 63 anos atrás. Contudo, em caso de vitória, a premissa é extremamente favorável, já que esse único triunfo deu início a uma campanha mítica do clube, que acabou por conquistar o seu primeiro título europeu. A última vez que o Benfica jogou no Ibrox Stadium foi em 2020/21 a contar para a fase de grupos da Liga Europa, partida que terminou com um empate a duas bolas.
Roger Schmidt acredita que as próximas semanas vão ser decisivas para a época das águias: “São as semanas decisivas se queres conquistar títulos. O lado positivo é que ainda estamos em três competições. Temos de mostrar que merecemos passar. Estamos preparados para lutar pelos nossos objetivos em todas as provas“.
Para esta segunda mão, o técnico alemão espera um jogo diferente do primeiro e lamenta a falta de eficácia na Luz. “É como se estivesse 0-0. Não há a regra dos golos fora. Espero um jogo mais aberto e temos de estar preparados para isso. Não podemos olhar para o jogo da semana passada. Jogámos melhor que um empate, mas o Rangers teve uma grande eficácia. Temos de trabalhar bem em campo, como equipa. Tudo é possível“, afirmou.
O jogo será transmitido a partir das 17h45 na Sport TV 1.
Atalanta vs Sporting CP
A história também não ajuda nas hipóteses do Sporting. Os leões já defrontaram a equipa de Bergamo por três vezes esta temporada e não venceram em nenhuma das ocasiões. O registo dos verdes e brancos em Itália também não inspira confiança com um total de zero vitórias em 17 jogos.
A equipa de Rúben Amorim vem de uma vitória por 0-3 contra o Arouca para o campeonato, que apenas ficou consolidada nos últimos minutos.
No jogo da primeira mão, o técnico português optou por rodar o plantel e deixar Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand no banco. Para esta partida, admite que também pode haver alguma gestão: “Vai haver uma rotação normal de acordo com os jogadores que estão melhores para este jogo. O Coates poderá começar no banco, visto que saiu com uma dor e temos de gerir isso para não perder nenhum jogador. Não queremos arriscar, porque podemos vir a perder tudo com isso“.
Hidemasa Morita ainda foi com a equipa até ao aeroporto, mas acabou por não viajar devido a uma febre. “Tentámos ao máximo trazê-lo. Ainda treinou de manhã, mas fez uma avaliação no autocarro e disse estar pior”, lamentou o treinador dos leões.
Rúben Amorim afirmou que não consegue escolher qual das competições preferia ganhar, mas disse que o campeonato tem uma importância acrescida: “Queremos sempre ganhar tudo. Acho que conseguimos ganhar a qualquer equipa, mas não nos podemos esquecer que há o apuramento para a Liga dos Campeões que nos permite não ter de vender tantos jogadores. Não consigo escolher uma mas, friamente, teria de ser ganhar o campeonato. Pelo orgulho que é para o clube e pela Liga dos Campeões, que nos permite dar passos em frente na construção do plantel”.
O jogo será transmitido a partir das 20h00 na SIC e na Sport TV 2.
Editado por Inês Pinto Pereira