Num palco verdadeiramente de Euroliga, o FC Porto não entrou bem e o Bahçesehir beneficiou disso para estabelecer uma diferença considerável, fazendo com que o sonho europeu dos Dragões tenha terminado na Turquia.

Os azuis e brancos despediram-se da FIBA Europe Cup. Foto: FPB Foto: FPB

O FC Porto despediu-se da FIBA Europe Cup, esta quarta-feira (13), ao ser derrotado pela equipa do Bahçesehir College, por 88-52. Ficou assim para trás a hipótese de ser a primeira equipa portuguesa a marcar presença numa meia-final desta prova. O jogo decorreu em Istambul, no Ülker Sports and Event Hall, na Turquia, num encontro a contar para a segunda mão dos quartos de final desta competição.

O conjunto portista levava dez pontos de vantagem para o jogo, após ter ganho no Dragão Arena por 90-80, no dia 6 de março, o jogo da primeira mão, mas a equipa turca, considerada uma das formações mais fortes em competição, conseguiu dar a volta ao resultado e acabou por ganhar esta eliminatória. Esta foi a segunda vez que a equipa treinada por Fernando Sá chegou a esta fase da competição.

A equipa da Turquia cedo procurou a vitória

Com este triunfo, a equipa da Turquia avança para as meias-finais da Euro Cup, deixando os dragões para trás na competição Foto: FPB

Foi logo no primeiro período que a equipa turca começou a desenhar a vitória. Este tempo terminou com um resultado de 31-14, a favor da equipa da casa. Os dez minutos do segundo período, mostraram uns dragões melhores na defesa, tendo marcado 14 pontos, mas deixaram os turcos assinalar 22 pontos. Ao intervalo, a equipa de Istambul ganhava por 53-28. O terceiro período mostrou-se mais equilibrado, as equipas marcaram 18-16 respetivamente, levando a um resultado de 71-44. Já no quarto e último período, as duas formações foram menos eficazes nos ataques, marcando 17-8. Os turcos terminaram o encontro, com um resultado de 88-52. Com este triunfo, os jogadores da Turquia avançaram para as meias-finais da Euro Cup. Fica a nota, da boa campanha do conjunto do FC Porto na Taça da Europa.

O agradecimento por parte do treinador do FC Porto

No site oficial do FC Porto, o treinador Fernando Sá enalteceu a sua equipa, e referiu que o sonho de fazer história numa competição europeia estava a ser traçado, após a vitória no jogo anterior. Os dragões ficaram, tal como aconteceu na época anterior, pelos quartos de final, mas para o treinador qualidade e o empenho foram ainda maiores: “Fomos lutando contra diferenças enormes e só conseguimos chegar até aqui porque nos fomos sempre superando. Parabéns a toda a equipa, pois tenho muito orgulho em fazer parte dela”, sublinhou o treinador do FC Porto, no fim do encontro.

Após ter terminado esta jornada europeia, o FC Porto terá no sábado (16) às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, um jogo frente à equipa do Imortal. Este jogo é relativo às meias-finais da Taça de Portugal, e tem transmissão na RTP2.

Editado por Filipa Silva