Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional São João (TNSJ) convida o público a visitar o seu edifício, a assistir a um ensaio de "Fado Alexandrino" e a um conjunto de leituras encenadas.

Bastidores Teatro Nacional São João

Os interessados podem visitar os bastidores do Mosteiro de São Bento da Vitória e do TNSJ. Foto: D.R.

No Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, o Teatro Nacional São João (TNSJ) abre as portas a partir das 10h00 com visitas guiadas pelos bastidores do Mosteiro de São Bento da Vitória e do próprio TNSJ. De acordo com o comunicado do teatro, “os participantes vão poder descobrir estes edifícios não só enquanto lugares de valor arquitetónico, mas como espaços vivos, onde o trabalho de cena germina”.

Entre as 14h00 e as 16h00, os visitantes vão poder assistir ao ensaio técnico de “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes, no palco do Teatro São João, onde o espetáculo tem a estreia marcada para 5 de abril. A apresentação, encenada por Nuno Cardoso, acontece depois de semanas de ensaios no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Durante o dia 27, Nuno M. Cardoso conduz “Crepúsculo”, “um conjunto de leituras encenadas incluídas no projeto Theatre for Democracy“. Como se pode ler no comunicado, “é precisamente a democracia e os perigos que acossam os seus princípios o que está no centro das inquietações de quatro jovens dramaturgos europeus”.

Os textos “Outdefining”, de Francesca Lancelotti (Itália), “A Maré Sobe”, de Gurshad Shaheman (França/Irão), “Rexit!”, de Stuer Dhaenens & Vanden Broecke (Bélgica) e “93 Metros de Comprimento”, de Denise Duncan (Espanha), vão ser interpretados por Afonso Santos, Catarina Lacerda, Joana Petiz, João Melo, Mafalda Lencastre e Nuno M Cardoso. As leituras encenadas que compõem “Crepúsculo” acontecem no Teatro Carlos Alberto às 21h00. A entrada para as atividades é gratuita.

Editado por Inês Pinto Pereira