Ambas as nomeações serão oficializadas nas convenções dos partidos Republicano, em julho, e Democrata, em agosto. Quatro anos depois, Biden e Trump vão voltar a defrontar-se na corrida às presidenciais.

Presidenciais americanas realizam-se a 5 de novembro. Fotos: Gage Skidmore

O Presidente norte-americano, Joe Biden, e o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, alcançaram esta terça-feira (12) o número de mandatos necessários para serem nomeados pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente, para disputarem as presidenciais americanas, em novembro.

Segundo o Washington Post, o atual Presidente norte-americano conquistou os votos necessários para a sua nomeação pelo Partido Democrata horas antes de Donald Trump o fazer do lado republicano, ao vencerem as primárias na Geórgia, Mississipi, Washington e Havai.

Donald Trump era o único candidato republicano, depois de Nikki Haley ter desistido da corrida às presidenciais na “Super Terça Feira” (5). Para ser nomeado candidato oficial pelo Partido Republicano, o ex-Presidente norte-americano deveria conseguir, pelo menos, 1.215 delegados aos quais somou, depois das vitórias da última terça feira, mais 26, perfazendo um total de 1.241 delegados.

Joe Biden, o atual Presidente dos Estados Unidos, conseguiu um total de 1.968 delegados. 

As nomeações dos dois candidatos às presidenciais de novembro serão oficializadas nas convenções dos respectivos partidos: a republicana, de Trump, em Milwaukee, Wisconsin, entre 15 e 18 de julho, e a do Partido Democrata, de Biden, em Chicago, Illinois, de 19 a 22 de agosto. Os candidatos preparam-se, agora, para uma campanha de oito meses.

Quatro anos depois, Biden e Trump vão voltar a defrontar-se, a 5 de novembro, na corrida às presidenciais. Em 2020, Joe Biden foi eleito como Presidente do país, mas o candidato republicano nunca chegou a reconhecer a derrota.

Editado por Inês Pinto Pereira