14 anos após a morte do vocalista original, Freddy Mercury, a banda britânica volta à estrada para uma série de concertos, onde Portugal está, pela primeira vez, incluido. 2 de Julho é a data escolhida e o Estádio do Restelo, em Lisboa, o palco do acontecimento.

Paul Rodgers – ex-vocalista dos Free, Bad Company e The Firm e já nomeado para um Grammy – é o escolhido para dar voz a canções como “We Will Rock You”, “Friends Will Be Friends” ou “We Are The Champions”. Recorde-se que, após o falecimento de Mercury, vítima do HIV/SIDA, vários músicos de renome – entre os quais se encontra George Michael – preencheram a sua vaga, mas apenas em actuações espóradicas. Esta será a primeira vez que alguém o faz em digressão.

A expectativa em relação a esta parceria é enorme. Em vários dos 32 países por que passará esta digressão europeia os bilhetes esgotaram poucas horas após terem sido colocados à venda, esperando-se que o mesmo venha a acontecer em Portugal.

Sem a presença glamorosa e sempre espectacular de Freddy Mercury é certo, o concerto será, contudo, um momento histórico para todos os fãs portugueses da banda, que não quererão, por certo, perder a oportunidade de ver actuar ao vivo uma das mais lendárias bandas da história da música.

Os Queen iniciam a sua digressão da melhor forma possível, a 19 de Março, com um concerto de beneficiência na África do Sul a favor da campanha de prevenção do HIV/SIDA, promovida por Nelson Mandela. O evento contará ainda com a presença de artistas como Annie Lennox, Katie Melua, India Arie e a estrela do cinema e da música, Will Smith.

Daniel Brandão