Numa altura em que metade do país se encontra em seca extrema ou severa, a seca e as alterações climatéricas serão tema de debate no próximo sábado, em Gaia. O jornalista da RTP Luís Henrique Pereira será o moderador do debate. O coordenador do Centro de Física Nuclear da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Filipe Duarte Santos e João Santos Pereira, do Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia são os outros dois participantes.

O Parque Biológico de Gaia pretende ser uma fonte de equilíbrio psicológico e um escape à vida agitada das grandes cidades. Para isso criou uma aparente desorganização espacial, que resulta da recua do modelo de jardim ou parque formal. O parque é o único do género na área metropolitana do Porto. Instalado em Vila Nova de Gaia desde 1983, pela Câmara Municipal, tem sofrido inúmeras inovações desde então. O parque estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do rio Douro e pretende dar a conhecer alguma da fauna e flora existentena região.

Andreia Ferreira