Ainda não é conhecido o número de parques zoológicos que poderão encerrar a partir de hoje, sexta-feira, por falta de condições. A Direcção-Geral de Veterinária (DGV), responsável pelo licenciamento, apenas disse à agência Lusa que, “até melhor solução, os animais serão mantidos nos seus alojamentos, impossibilitados de serem visitados”.

A nova lei dos zoológicos surge na sequência da directiva comunitária 1999/22/EC, 29/03, que obriga a que todos os parques zoológicos tenham licença até Abril deste ano.

Uma investigação divulgada pela Lusa em 2004 concluiu que apenas seis dos 30 parques zoológicos existentes em Portugal reuniam as condições satisfatórias para o licenciamento e dois alcançavam uma boa classificação. A maioria dos parques não estava em condições de obter o licenciamento obrigatório a partir de hoje.

Dos 30 parques referidos no estudo, 10 são zoos (com uma colecção não especializada de animais), quatro são parques marinhos (aquários e dolfinários), 14 são parques municipais, existindo ainda um santuário e um parque de entretenimento.

Bruna Pereira