“Porque é que ser bom aluno não garante sucesso?”. Foi este o tema da conferência de ontem, terça-feira, conduzida pelo administrador do Banco Português Investimento (BPI), Francisco de Magalhães Carneiro, que se realizou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Já é o segundo ano consecutivo que o BPI tem esta iniciativa. Francisco de Magalhães Carneiro explica que “é muito importante ter iniciativas deste tipo”. “Preferimos escolher 10 candidatos de um universo de 1.200 currículos do que de um universo de 20”, afirma.

O administrador do BPI considera o trabalho essencial para o sucesso numa qualquer profissão, afirma mesmo que “5% são ideias e 95% são suor”. Além disso, ser optimista e experimentar coisas novas são outros dos atributos do sucesso numa profissão.

Francisco de Magalhães Carneiro conta com uma equipa de pessoas novas e dinâmicas que têm como principal objectivo ganhar dinheiro. O ambiente de competitividade é imenso, mas afirma ser “saudável e muito compensador. Os bons resultados são a recompensa”.

Ter boas notas não é o mais importante para o BPI. A vontade de querer ter sucesso parece ser mais valorizada pelo administrador: “para se ter sucesso é preciso querer ter sucesso. As notas são importantes, mas não são o mais importante.”

Acções de recrutamento como estas são cada vez mais comuns nas faculdades. Os estudantes da Universidade do Porto (UP) parecem receptivos a estas iniciativas.

Pedro Gonzaga Nolasco