O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, indicou o dia 18 de Abril, segunda-feira, para a primeira reunião do conclave. A Capela Sistina receberá 117 cardeais e não 118 como se tinha pensado inicialmente. O porta-voz do Vaticano notificou que o testamento do Papa, ainda não completamente traduzido em italiano, não indica o nome secreto do cardeal “in pectore”, um cardeal que João Paulo II nomeou em 2003.

Segundo a agência Lusa, o testamento em italiano e polaco só será dado a conhecer amanhã, quinta-feira, por uma questão de “precisão na tradução”. Navarro-Valls explicou ainda que o testamento tem um total de 15 páginas manuscritas em polaco e é um documento “essencialmente espiritual”, escrito “ao longo de todo o seu mandato”. João Paulo II começou a redigir o testamento logo no ano seguinte à ordenação como papa em 1978.

Em resposta aos vários pedidos que têm sido feitos no sentido de que o corpo de João Paulo II passe, antes da missa fúnebre, pela Basílica de São João de Latrão, a principal de Roma, o Vaticano anunciou que tal não vai ser possível por questões técnicas – nas ruas da cidade há mais gente do que nunca.

Letícia Amorim