O núcleo de investigação robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai este fim-de-semana participar em mais um encontro “robô-futebolístico” do “RocoCup German Open 2005” em Paderborn, Alemanha.

Esta é uma iniciativa com cinco anos que reúne as melhores equipas de investigação robótica da Europa e de alguns países asiáticos ocidentais. Cada faculdade participa com uma equipa de pequenos robôs que agem de forma autónoma recorrendo a processos de funcionamento que contemplam conceitos de inteligência artificial.

O jogo é em tudo similar a um tradicional encontro de futebol. O campo é feito à escala dos robôs, mas possui algumas características específicas que permitem ajudar as pequenas máquinas a orientarem-se no espaço.

Neste momento, a FEUP está numa posição de destaque internacional no que toca à investigação robótica. O núcleo de investigação nasceu do esforço de um pequeno grupo de alunos em 1998. Porém, à medida que foram surguindo campeonatos internacionais como o “RoboCup” o núcleo ganhou uma motivação acrescida para dar continuidade ao projecto. Com o tempo os alunos foram ganhando interesse e neste momento o núcleo de investigação é já a “jóia da coroa” da Faculdade de Engenharia.

A equipa tem saído sempre com distinção destes encontros internacionais. No primeiro “RoboCup German Open”, a FEUP venceu o primeiro lugar nas categorias dos robôs “F-180” e na categoria de “Simulação computacional de um jogo de futebol” – uma das áreas que também está a ser investigada pela equipa de engenheiros da FEUP.

O JPN explorou este “admirável mundo novo” da robótica. Conheceu um dos professores responsáveis e falou com os alunos que estão empenhados no projecto.

Hugo Manuel Correia