A jornalista da Rádio Renascença Aura Miguel é a única repórter portuguesa acreditada junto da Santa Sé. Durante o pontificado realizou 51 viagens apostólicas.

Que mudanças imprimiu o Santo Padre na Igreja ao ser ordenado Papa?

Essa pergunta é difícil de responder porque o seu pontificado é muito rico. É um dos pontificados mais longos da história, depois de S. Pedro e de Pio IX, que fez 33 anos de pontificado. É muito difícil sintetizar todas as mudanças, que são muitas e muito importantes.
Olhando para a evolução da Europa nos últimos anos, que necessariamente foi o resultado da sua acção no mundo, as mudanças devem ser vistas a um nível
mais profundo, não só do ponto de vista político. Devem ser tidos em conta os ensinamentos a nível da doutrina social da Igreja, das questões humanas, da defesa da vida. Tenho muita dificuldade em responder sinteticamente. Implica um trabalho exaustivo. Acho que ainda não conseguimos ainda digerir suficientemente a riqueza do seu pontificado.

O Santo Padre perdeu a mãe aos 9 anos e tomou Nossa Senhora como sua confidente. Qual o papel de Maria no pontificado de João Paulo II?

É fundamental. Ainda antes de ser Papa, escolheu como mote de bispo Totus tuus. Portanto, a Virgem Maria influenciou desde a primeira hora a sua vocação de sacerdote. Tendo ficado sem a mãe muito criança, ele habituou-se a ter a Nossa Senhora como referência maternal. Quando foi para bispo utilizou justamente essa expressão para confiar a sua missão e vocação e isso mesmo se reflectiu no seu pontificado. Desde a primeira hora ele incutiu uma dimensão mariana fundamental no seu pontificado e reforçadíssima depois do atentado. Para João Paulo II é evidente que, se ele vive, é por milagre de Nossa Senhora de Fátima. Portanto, o Papa continua a confiar a si próprio e o seu pontificado a Nossa Senhora.

Qual o significado do Mistério de Fátima na vida de João Paulo II?

Portugal tem uma ligação profundíssima com o Papa desde o atentado. Até ao atentado, Portugal não era prioridade. O nosso país não tinha qualquer tipo de preocupação para a Santa Sé. Mudou tudo depois do atentado de Roma.
Com a revelação do terceiro segredo de Fátima percebemos ainda melhor. Na visão que os pastorinhos tiveram, eles viram mesmo o Papa a cair com tiros na Praça de S. Pedro. Portanto, a sua ligação com Fátima depois do atentado foi fundamental e isso deu uma viragem importante no pontificado de João Paulo II.

O que é que os olhos do Papa transmitem por detrás da debilidade física?

O Papa transmite uma grande humanidade. Aquilo que mais comove quem consegue encontrar-se com Papa e olhar para ele é esta humanidade. Quando o Papa tem alguém diante de si, interessa-se mesmo por essa pessoa até ao fim. Ele tem um olhar penetrante que é movido pela paixão do destino da pessoa que tem pela frente.

É por essa humanidade que o Papa gostaria de vir a ser recordado?

É mesmo por isso que acho que ele gostaria de vir a ser lembrado. Não tanto como homem religioso ou homem santo. É esta força atractiva e profundamente contagiante que é reconhecida por milhões de pessoas.

Luís André Florindo