O concurso da segunda edição do Prémio UP vai ser lançado no Pavilhão Rosa Mota durante a III Mostra de Ciência, Ensino e Inovação, que decorre entre hoje, quinta-feira, e domingo. O tema escolhido para este ano foi “Uma utopia para o século XXI” e a grande novidade é que, para além do conto, os alunos vão também poder concorrer na modalidade de ilustração.

O concurso está dividido em duas categorias, uma para alunos do terceiro ciclo do ensino básico e secundário e outra para estudantes do ensino superior.

Os contos apresentados devem seguir o exemplo da “Utopia” de Thomas Moore, no sentido de representarem um lugar imaginário. Contudo, os contos devem ser originais e escritos em língua portuguesa. Quanto à modalidade de ilustração, em que só podem participar estudantes universitários, os concorrentes devem ilustrar o poema utópico de José Daniel Rodrigues da Costa “O Balão aos Habitantes da Lua”.

Os vencedores, que serão conhecidos até 31 de Dezembro, recebem um computador portátil e vêem os seus trabalhos publicados na Revista Electrónica de Estudos sobre Utopia.

Diana Fontes