A polícia da cidade de Nova Iorque avançou a informação de que o incidente registado em frente do edifício que alberga o consulado britânico em Nova Iorque teve origem numa espécie de granada de brincar, que libertou pó negro e que parecia ter sido armada com um fusível. As granadas tinham sido colocadas dentro de uma caixa de cimento à porta do edifício.

A explosão não terá sido precedida por qualquer ameaça nem há registo de reivindicações, segundo a CNN. A polícia considera a explosão “pequena” e reafirma que houve apenas uma deflagração.

A explosão teve lugar na 3ª Avenida, entre as ruas 51ª e 52ª de Manhattan. A estação televisiva CNN afirma que não há vítimas e registaram-se apenas estragos no exterior do edifício de 21 andares.

Para além dos membros da segurança do consulado, não há informações sobre se estariam mais pessoas no interior do edifício, na altura da explosão, que ocorreu cerca das 03h35 locais (08h35 em Lisboa).

O incidente ocorre no dia em que decorrem as eleições britânicas.

O edifício onde se encontra o consulado britânico alberga a representação diplomática britânica e ainda empresas e outras instituições. O Consulado Britânico fica nos nono e décimo andares do edifício de 21 pisos.

“Não sabemos ainda quem são os responsáveis ou os seus motivos”, afirmou o Mayor Michael Bloomberg à ABC News, acrescentando ainda que a explosão foi provocada por “um aparelho explosivo relativamente pouco sofisticado”.

Nas cadeias de televisão norte-americanas passaram imagens de agentes da polícia de Nova Iorque a tentar abrir a porta de um veículo estacionado na zona. Não há informação sobre a possibilidade de o automóvel estar relacionado com a explosão.

Pedro Sales Dias
Foto: AP