Portugal marca presença no Festival de Cannes, que começa hoje, participando na secção paralela Quinzena dos Realizadores. Marco Martins, com “Alice”, e João Pedro Rodrigues, com “Odete”, são os jovens realizadores que vão representar o país na competição pela Caméra d’Or.

Marco Martins, de 32 anos, estreia-se nas longas-metragens. O realizador estagiou na produção de filmes de Wim Wenders, Manoel de Oliveira e Bertrand Tavernier, colaborou com João Canijo como assistente e dirigiu “spots” publicitários.

João Pedro Rodrigues, de 38 anos, regressa ao cinema passados cinco anos da realização de “O Fantasma”, película que esteve em competição no Festival de Veneza e que foi eleita uma das melhores produções no ano 2000 pela revista americana de cinema “Film Comment”.

Entre os filmes da Quinzena dos Realizadores, “Odete” foi o mais aclamado pela revista francesa “Les Inrockuptibles”. Ana Cristina Oliveira encarna a história de uma mulher que adopta a identidade de um homem morto. A longa-metragem, produzida pela Rosa Filmes, passa em Cannes a 18 de Maio e estreia em Portugal no Outono.

“Alice” conta o drama de um pai que procura a filha desaparecida misteriosamente no infantário. No elenco estão Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Guilherme, Ana Bustorff e Laura Soveral. A obra de Marco Martins é exibida no festival a 16 de Maio. “Alice” foi produzido pela Madragoa Filmes, de Paulo Branco, que também produziu um outro filme presente na Quinzena dos Realizadores, “Seven Invisible Men”, do lituano Sharunas Bartas.

Fantasporto em Cannes com “stand” próprio

O Fantasporto instala-se pela primeira vez no Espaço Riviera do Mercado Internacional do Filme com um “stand” autónomo “para melhor poder chegar a todos os agentes cinematográficos, sejam eles, produtores, distribuidores, realizadores ou actores”, afirma a organização, em comunicado. A ideia também é “dar a conhecer a cidade de onde é oriundo o ‘Fantas’”, o Porto, continua.

O “Fantas” também mantém a publicidade no Guia de Festival de Cannes e no Pocket Guide e aparece entre os diferentes festivais do mundo no sítio www.filmfestivals.com.

Em 2006, o Festival Internacional de Cinema do Porto decorre entre 20 de Fevereiro e 5 de Março. Às tradicionais secções do Fantas, junta-se uma dedicada a várias retrospectivas, sendo a principal sobre o cinema chinês.

Milene Marques