O Iraque foi hoje de manhã o palco de cinco atentados que provocaram mais de 60 mortos e mais de uma centena de feridos. O atentado mais sangrento ocorreu em Tikrit – a terra natal de Saddam Hussein -, a 180 quilómetros para norte de Bagdade, quando uma viatura armadilhada, estacionada em frente a uma central de camionagem, explodiu hoje de manha às 07h15 locais (04h15 de Lisboa) provocando 31 mortos e 70 feridos.

O segundo dos atentados ocorreu na pequena cidade de Hawija, a 240 quilómetros para norte da capital quando um bombista suicida, junto de um centro de recrutamento do exército da polícia, accionou os explosivos que trazia consigo no cinto. A explosão causou pelo menos 30 mortos e 35 feridos.

Bagdade foi o cenário de três atentados na manhã de hoje, dois deles com recurso a viaturas armadilhadas com explosivos. Um dos atentados, no bairro de Dora, fez três mortos e oito feridos quando um carro carregado com explosivos explodiu junto a uma esquadra de polícia. As vitimas mortais são estudantes que na altura passavam pela zona do incidente.

Em Al Jadida, oeste de Bagdade, duas pessoas ficaram feridas numa explosão e no bairro de Jamia outras seis também sofreram ferimentos na sequência de mais uma explosão, de acordo com responsáveis hospitalares.

Foi mais uma manhã sangrenta no Iraque. Os atentados e ataques suicidas já são um elemento do quotidiano da população iraquiana.

Pedro Sales Dias
Foto: EPA