A taxa de desemprego atingiu os 7,5% no primeiro trimestre do ano, o que significa cerca de 413 mil indivíduos sem emprego oficialmente, revelou hoje, quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de desemprego cresceu 1,1 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2004 e 0,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Segundo o INE, o acréscimo trimestral resultou do efeito conjugado da diminuição de 0,3% da população activa e do aumento de 5,9% da população desempregada.

O aumento da taxa de desemprego foi particularmente acentuado entre as mulheres, que registam uma taxa de 8,6%, o que significa mais 0,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior e mais 1,2 pontos percentuais em relação ao trimestre homólogo. Este crescimento veio aumentar a disparidade entre as taxas de desemprego dos dois sexos.

No primeiro trimestre de 2005, o Alentejo continuou a ser a região com a taxa de desemprego mais elevada, enquanto que nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira voltaram a registar-se os valores mais baixos do país.

Texto e foto: Joana Beleza