Começa hoje, quarta-feira, em Famalicão, o Festival Tímpano. As honras de abertura cabem a Perry Blake, cantor irlandês, que vem a Portugal apresentar “The Crying Room”, o seu último álbum. Aproveitando a ocasião, Blake promove também o seu livro, “These pretty love songs”.

Perry Blake tornou-se cantor de culto através de melodias algures entre Scott Walker e Leonard Cohen, muitas delas de uma melancolia que quase leva às lágrimas. O cantor é um fenómeno de popularidade em França, onde colaborou com Emilie Simon, Françoise Hardy, e compôs algumas canções para bandas sonoras.

Blake fundou recentemente a editora Blu Orchard Music, que edita “The Crying Room”, de modo a poder trabalhar à vontade, sem as pressões da sua anterior casa, a Naïve Records.

Lydia Lunch, Antony and The Johnsons e Quinteto Tati

O concerto de Perry Blake é apenas o início de uma série de espectáculos na Casa das Artes de Famalicão. Assim, na sexta-feira, podemos ver o norte-americano Micah P. Hinson. Um dos pontos altos do festival será no sábado, com Lydia Lunch. No dia 25 de Maio, Mark Kozelek e Lisa Cerbone actuarão no Grande Auditório, enquanto na sexta-feira seguinte, subirão ao palco os portugueses Quinteto Tati e Dead Combo. Na segunda-feira, dia 30 de Maio, o festival encerra com outra das presenças fortes deste ano, Antony and The Johnsons.

Carlos Luís Ramalhão
Foto: Perry Blake