Cinquenta curtas em competição vindas da Islândia, Áustrália e Hong Kong, o projecto “Reprodução em Cativeiro” e uma sessão de curtas-metragens do Seará são algumas das actividades do Corta! deste ano. O director do certame organizado pela Cooperativa Cultural – Formigueiro diz que o Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto “tem muito mais variedade este ano”. Rui Loureiro afirma que as actividades paralelas ao festival são a mais valia deste ano. A par das sessões paralelas, há este ano mais iniciativas, projectos ao vivo e mais variedade de sessões em relação ao ano passado.

A par da gratificação de produzir um festival como este, Rui Loureiro fala também das dificuldades, sobretudo a falta de tempo da organização. “A nossa equipa é composta por sete pessoas, que têm as suas vidas normais, e por isso é complicado a nível de tempo”, diz. O director do certame acrescenta que a dificuldade é este ano maior porque “o festival tem já algum nome, mesmo a nível internacional”.

Para este ano a organização do Corta! espera muito público. “Fizemos um esforço muito grande de divulgação. Divulgamos na RTP N, nos cinemas do Porto e de Lisboa, nas escolas… Esperamos por isso que venha muito público e que saiam daqui satisfeitos”, diz Rui Loureiro. O director acrescenta que começam a ir mais pessoas ao festival devido à variedade das actividades.

A segunda edição do Corta! Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto arranca hoje e decorre até sábado na Biblioteca Almeida Garret, no Porto. Em exibição vão estar filmes portugueses e estrangeiros, músicas, propostas de produção e formação na área do audiovisual e muitas outras novidades. A entrada é gratuita. O festival conta pela primeira vez com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual Multimédia (ICAM).

Andreia Ferreira
Foto: Uzimagazine