Os portugueses passam anualmente 15 milhões de dias de baixa devido a doenças respiratórias, que custam ao Estado 1.800 milhões de euros por ano. Os dados, divulgados pela Lusa, são do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) e vão ser apresentados hoje, segunda-feira, na Ordem dos Médicos em Lisboa.

Tendo em conta a população activa residente em Portugal em 2004, estes números dão uma média de dois dias de baixa por ano para cada português.

O mesmo relatório refere que as doenças respiratórias são responsáveis por cinco milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Terceira causa de morte em Portugal

As doenças do aparelho respiratório são a terceira causa de morte em Portugal. A tuberculose é uma dessas doenças. O relatório refere que Portugal tem os índices mais elevados na União Europeia deste tipo de doença. “É o país da Europa Ocidental com a mais elevada taxa de incidência de tuberculose”, refere o relatório. Acrescenta também que a incidência da doença em Portugal tem tido “um ritmo de decréscimo insuficiente”.

O cancro do pulmão é outra das doenças do foro respiratório. O relatório indica que a incidência deste tipo de patologia tem aumentado em Portugal 0,5% ao ano. Este aumento vem ao encontro com o aumento do consumo de tabaco em Portugal. O cancro do pulmão é a primeira causa de morte oncológica no nosso país, acima do cancro do estômago, do cólon e da mama.

A asma brônquica é igualmente uma das principais doenças respiratórias em Portugal. Afecta quase 5% dos portugueses.

Andreia Ferreira