A indústria hoteleira sofreu um decréscimo na percentagem de dormidas (menos 5,3%) em Abril de 2005, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Consequentemente, também a percentagem de receitas diminuiu 6,4%, sendo o total de receitas de 119,3 milhões de euros. São números de um estudo divulgado hoje, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.

Os turistas estrangeiros são aqueles que registam uma menor descida (menos 3,4% em relação ao período homólogo) no que respeita ao número de dormidas. Já o número de dormidas de turistas portugueses caiu 8,9%.

Entre os países de onde se desloca um maior número de visitantes da hotelaria portuguesa encontram-se o Reino Unido, a Holanda, a Alemanha, Espanha e França. Juntos representam 77,1% no total de dormidas dos não residentes.

No entanto, o número de turistas vindos de Espanha diminuiu 39,5% em Abril de 2005. Os turistas estrangeiros que visitaram Portugal no período referido procuraram principalmente as regiões do Algarve (41,8%), da Madeira (23%) e Lisboa (22,6%).

Açores (16,2%) e Centro (1,5%) são as únicas regiões que sentiram um aumento do número de turistas. Apenas os Açores (10,9%) e Lisboa (7,9%) registam uma subida de receitas.

Daniel Brandão
Foto: Getty Images